Empreendedores recebem visita de acompanhamento da Agência de empreendedorismo e fomento da Prefeitura

A visita tem como objetivo de garantir a boa aplicação dos recursos liberados aos empreendedores. – Fotos: Fernando Teixeira

A equipe da Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), em parceria com o programa Braços Abertos, visitou produtores da zona rural de Boa Vista na última semana. A ação “Anjos Financeiros” faz parte das condicionalidades para o beneficiário que já adquiriu crédito junto a AME.

Desta vez, a equipe foi até o PA Nova Amazônia. Esta etapa, da sequência ao processo de assistência ao empreendedor, visa promover a capacitação e a qualificação gerencial dos empreendedores e gestores de pequenos negócios, para aprimorar a aptidão e comprovar a aplicação dos recursos recebidos.

Os profissionais, que compõem a equipe de acompanhamento, têm a missão de conferir o andamento da aplicação dos recursos da fase Simplex, no valor de R$ 3 mil, sendo responsáveis pelas orientações de empreendedorismo, direcionando as capacitações, vivências e oficinas.

Durante a visita, a equipe aplica um questionário sobre a situação do empreendimento, uso do recurso, quais as dificuldades ainda existentes, como andam as vendas, se a utilização do recurso gerou benefício imediato ao negócio e dialoga com o empreendedor para entender suas demandas. Até agora, a etapa de acompanhamento do projeto “Anjos Financeiros” já atendeu aproximadamente 40 empreendedores entre os que atualmente estão ativos nas linhas de crédito concedidas.

“Esta é uma fase importante também, significa um passo além de meramente proporcionar ao empreendedor um auxílio financeiro, mas, permitir o acompanhamento do impacto dos recursos no próprio negócio e assim dar ao beneficiado a noção exata da importância do planejamento, apoio e relevância do trabalho da Prefeitura por meio da AME”, destacou Leonardo Paradela, Presidente da AME.

A agricultora Celivane da Silva, da vicinal 3, PA Nova Amazônia, região do Murupu, recebeu a visita dos anjos financeiros. Ela disse que o recurso liberado pela AME, foi investido na irrigação dos plantios de feijão, melancia, quiabo e milho. E a visita dos “anjos” trouxe mais informações.

“Este dinheiro veio em uma boa hora, pois estávamos realmente precisando. Hoje aumentei a minha área, graças ao recurso da AME, agora estou com 6 hectares plantados. E a presença do pessoal aqui é importante, traz mais um aprendizado para nós aqui”, observou Celivane.

O Programa

A AME seleciona o público-alvo, faz a busca ativa e/ou agenda visita social através do cadastro do empreendedor, confere o local do estabelecimento (in loco), analisa os dados (documentos e plano de investimento) por meio do Comitê de Crédito, fecha o processo de aval solidário e assegura de forma sustentável a prestações de contas.

Os pequenos empreendedores passam por qualificações até a assinatura de contrato e, só então, é iniciado o processo de acompanhamento do empreendimento com os “Anjos Financeiros”.

Prazos

O prazo para aprovação do processo de participação no programa é de aproximadamente 30 (trinta) dias, assim como o prazo de liberação do fomento, que ocorre em até 30 dias a partir da assinatura do contrato.

Edson Ribeiro

 

 

Veja também

Topo