Empreender com inovação. Esse foi o principal objetivo do Workshop Empreendimentos Inovadores, realizado nesta quinta-feira, 16, pelo Governo de Roraima, por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Roraima. O evento, que ocorreu no auditório do Sebraelab, também teve como intuito falar sobre o Programa Centelha Roraima, que está com inscrições abertas.
A programação contou com a participação de representantes das instituições organizadoras, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), case de sucesso com o empresário Wilson Oliveira, proprietário do Gostoso Açaí, além da participação de empreendedores e interessados de todo estado. Ao todo, o Workshop recebeu quase 80 participantes.
Para o presidente da Faperr, Pedro Cerino, o encontro foi uma ótima oportunidade para quem quer empreender. “Esta é uma parceria em que todos ganham. O Sebrae é a casa do empreendedor e quando falamos do Programa Centelha, falamos do empreendedorismo e da inovação, sendo o fomento das ideias transformadas em negócios”, destacou.
A gerente da UGIM (Unidade de Gestão da Inovação e Mercado) do Sebrae Roraima, Gabrielle Ribeiro, falou sobre a importância do Programa para o desenvolvimento do empreendedorismo no estado, levando em consideração que uma das grandes dificuldades de empreender refere-se à baixa ou nenhuma capacidade financeira para desenvolver ideias de negócios.
“O Programa também traz a ajuda financeira para todos os que tiveram suas ideias selecionadas, o que contribui tanto para o interesse quanto para o desenvolvimento da economia local”, afirmou Ribeiro.
Empresas e ideias
Realizado pela primeira vez em Roraima pelo Governo do Estado, por meio da Faperr, o Programa Centelha visa impulsionar ideias inovadoras e geração de novas empresas de base tecnológica de interesse social e empresarial, além da formação da cultura do empreendimento inovador.
O Programa Centelha em Roraima está com inscrições abertas para receber projetos até o dia 1º de março de 2023. Serão selecionadas 15 ideias que receberão recursos de R$ 53 mil para financiar o projeto.
As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Programa Centelha.
Gabriela Garcia