O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), promoveu nesta sexta-feira, 3, a entrega de certificado do Projeto Emprega Jovem para os adolescentes que participaram do treinamento de capacitação básica para a inserção no mercado de trabalho.
O projeto, executado pela CPPJ (Coordenação de Política Pública da Juventude) em parceria com o DPETR (Departamento de Emprego, Trabalho e Renda) da Setrabes, tem o objetivo de proporcionar aos jovens que estão em busca do primeiro emprego, treinamentos de capacitação básica para a inserção no mercado de trabalho. Visando o aperfeiçoamento do seu perfil profissional e mostrar as verdadeiras exigências e necessidades do atual mercado de trabalho.
Durante cinco dias, os participantes aprenderam a produzir o curriculum vitae, bem como as maneiras corretas de se apresentar para uma vaga de emprego. Foram ofertados também os cursos de dicção e oratória, marketing pessoal, gestão das emoções, mapeamento de perfil e entrevista.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que a capacitação foi de suma importância onde os alunos puderam compreender e trabalhar os obstáculos e dificuldades, na procura do primeiro emprego.
“Propiciamos aos jovens a possibilidade de se tornarem protagonistas de suas vidas, além de promoverem a inclusão do jovem no mercado de trabalho com uma missão de estimular seu desenvolvimento social para a conquista do seu primeiro trabalho”, explicou Tânia.
Para o participante João Vitor, o treinamento e a capacitação do Emprega Jovem foi muito importante para o conhecimento na área profissional.
“Aprendi técnicas de como entrar no mercado de trabalho, durante o curso conhecemos também diversas áreas como se comportar em uma entrevista de emprego e como produzir um currículo”, disse João.
O coordenador de Política Pública da Juventude, Jander Brito, explicou que o projeto tem o intuito de capacitar milhares de jovens para conquistar o primeiro emprego, abrir os horizontes dessa juventude para o futuro com melhores expectativas e oportunidades.
“A importância do Projeto foi levar em consideração o quantitativo de Jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho, com empoderamento e estrutura para que eles possam dar seu primeiro passo, desde a postura, a criação do currículo e gestão das emoções”, afirmou Jander.
Ágata Lima