A tarde desta quarta-feira, 22, foi marcada pelo reconhecimento e valorização da classe empresarial, agraciada com a Comenda Orgulho de Roraima, uma das honrarias concedidas pelo Poder Legislativo. Proposta pelas deputadas Catarina Guerra (União Brasil) e Tayla Peres (PP), a condecoração teve como finalidade mostrar para os empresários que eles são importantes para o desenvolvimento do Estado.
A deputada Tayla Peres ressaltou que a hora era de agradecer aos empresários dos diversos setores econômicos que constroem Roraima. “Principalmente agora, que saímos da pandemia, é o momento de homenagear todos esses empresários, os quais precisam dessa homenagem para incentivá-los a ajudarem ainda mais o nosso Estado”, disse.
Catarina Guerra destacou que a homenagem é uma forma de mostrar a presença da Assembleia Legislativa agradecendo a parceria desses homens e mulheres que são cruciais para o desenvolvimento e crescimento econômico de Roraima.
“Foi uma forma de dizermos muito obrigada a cada um deles, que superaram desafios e obstáculos, ainda mais nessa pós-pandemia. São empresários, empreendedores e comerciantes, mas acima de tudo seres humanos que merecem ser homenageados”, afirmou.
Orgulhoso ao exibir a comenda, o empresário Tácito Moreira, da Vidraçaria União, disse que a empresa familiar nasceu de um sonho dos pais quando saíram do Nordeste para o Norte.
“Quando meus pais chegaram aqui, há 34 anos, empreenderam todos os recursos financeiros para tornar realidade um sonho. Hoje a vidraçaria União emprega mais de cem colaboradores de forma direta e está constantemente investindo no desenvolvimento do Estado, trazendo novas tecnologias, o que há de melhor no ramo em que atuamos, para os nossos clientes e parceiros.”
Há 41 anos no mercado, o empresário Vitor Hugo Perin enfatizou que foi uma alegria ter sido homenageado. “É uma honra receber essa homenagem da Assembleia Legislativa de Roraima, a qual vi nascer, pois quando cheguei aqui ainda era território. É um orgulho fazer parte desta história”, disse o empresário, que hoje gera 600 empregos diretos nas empresas nos ramos de eletrodomésticos, concessionária e construção.
Sara da Silva Dick herdou da mãe o empreendedorismo na área de educação. Natural de Roraima e como especialista em educação, investiu na Escola Reizinho, e está no mercado há mais de 25 anos.
“Sou de Roraima, meus pais que eram de fora, e foi a minha mãe que me deixou esse legado. Aliás, ela foi homenageada como uma das melhores alfabetizadoras. A primeira escola foi o Rei Salomão, fundada em 1988. Fui diretora de várias escolas e via que faltava mais preparação no básico, que são as leituras, interpretações e nas quatro operações, daí abrimos o Reizinho e já são 25 anos. Hoje é uma honra muito grande estar aqui”, comemorou.
O empresário Augusto Barros de Araújo veio da Paraíba investir no Estado. “Comecei como camelô numa barraca de seis metros. Depois, veio a Loja Baby Kit e fomos aumentando. Hoje, temos também a Boa Vista Pisos e Revestimentos. Fui surpreendido com essa homenagem. Ainda somos pequenos para o Estado de Roraima, mas graças a Deus temos um comércio bem-sucedido. Agradeço muito ter sido chamado para receber essa homenagem”.
Marilena Freitas