Encontro discute Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para adesão dos municípios

Evento buscou fortalecer o entendimento acerca do SISAN e do processo de adesão ao sistema. – Fotos: Rodrigo Otávio

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem -Estar Social), junto com a CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar Nutricional), promoveu nesta sexta-feira, 25, o 1º Encontro Estadual do SISAN, com palestras e debates.

O evento buscou fortalecer o entendimento acerca do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e do processo de adesão ao sistema, além de estimular a participação da sociedade civil para o acompanhamento e o apoio a adesão, reforçando as características e a importância dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que o evento buscou articular e desenvolver a política de segurança alimentar nos municípios e acompanhar ações, campanhas, projetos e programas de segurança alimentar e nutricional, a exemplo do programa Planta Roraima.

“Parabenizo toda a equipe da Caisan, Consea/RR e parceiros pela iniciativa e condução das pesquisas que estão sendo feitas nos municípios, levando propostas e ações para que possamos atingir a segurança alimentar das famílias e proporciona a qualidade de vida e mais saúde”, disse a secretária.

A coordenadora da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar Nutricional, Rita Mello, disse que o encontro propôs aos municípios a participação e adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional .

“Nossa equipe está realizando visitas em cada município buscando o levantamento e diagnóstico. E hoje promovemos o 1º Encontro Estadual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com a participação dos representantes para que possam entender a importância de levar a Segurança Alimentar a população vulnerável em seus municípios”, afirmou Rita.

A Conselheira da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Roraima (CONSEA/RR), Fabíola Gibson, disse que o evento foi importante para reunir esforços no atendimento às famílias em vulnerabilidade social diante do agravamento das condições de insegurança alimentar da população em decorrência da pandemia.

Ágata Lima

 

Veja também

Topo