Encontro ressalta importância do gerenciamento de risco em unidades hospitalares do Estado

Atividade foi inteiramente voltada para os gestores de unidades hospitalares do Estado. – Fotos: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 26, na sede da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, o 1º Encontro Estadual de Segurança do Paciente, evento que teve como finalidade discutir a importância do gerenciamento de riscos hospitalares.

Alusivo ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalares, a atividade foi inteiramente voltada para os gestores de unidades hospitalares do Estado, conforme explica a gerente do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente, Suelen Belo.

“Esse primeiro encontro teve o objetivo de fortalecer as ações de segurança do paciente das unidades, melhorar a atuação dos núcleos de controle de infecções, entender a realidade deles, as dificuldades e mostrar a importância de melhorar a atuação deles”, afirmou.

Ao todo, a atividade contou com quatro palestras, com destaque para o tema “Protocolos de Segurança do Paciente”, que foi ministrada pela enfermeira e especialista em qualidade e segurança do paciente pela Fiocruz do Rio de Janeiro, Ester Correa.

“O cuidado da enfermagem é fazer basicamente a gestão de riscos. É por meio da sistematização do trabalho da enfermagem, do trabalho desse profissional, que a gente consegue avaliar um paciente diariamente e atuar de uma forma preventiva, com cuidados que evitem o surgimento de eventos adversos”, destacou.

Análise dos indicadores

Outro assunto discutido durante o evento foi a análise de indicadores de saúde, que são as ferramentas para auxiliar no trabalho dos gerentes dos núcleos de segurança do paciente.

A farmacêutica Alderly de Souza, que atua no Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí, classificou como fundamentais as discussões propostas no encontro. Para ela, muito do que foi debatido servirá de instrumento para melhorar a atuação dos núcleos de segurança nas unidades de saúde do Estado.

“Além de prestar uma assistência integral e adequada, a segurança do paciente é o nosso maior objetivo. Então, pra mim é ótimo [participar do encontro], pois é uma oportunidade de crescimento e de também praticar o que foi repassado”, completou.

Reforçando o conhecimento

Durante os meses de abril e maio, o NCIH promoveu uma série de atividades junto a estudantes e profissionais da área de saúde. Todas as ações tiveram foco nos cuidados com o paciente.

Para Suelen, a intenção da promoção das ações é sempre promover o melhoramento do conhecimento de gestores e profissionais que, consequentemente, prestarão um ótimo serviço para a população.

“É importante por que a gente sabe que os erros podem acontecer, todos nós somos passivos de erros e a gente tenta minimizar ao máximo o erro que possa acontecer com relação ao cuidado do paciente”, complementou.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo