A representante da Escola do SESI Roraima – Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado, a equipe Engenheiros em Ação se classificou para representar o estado de Roraima no Festival nacional de Robótica First Lego League (FLL).
A equipe se classificou por meio de sua participação na etapa regional realizada no SESI Ananindeua, Pará, nos dias 22 e 23 de março. Na ocasião trouxe algumas conquistas como o 1º lugar na categoria Desempenho do Robô e também em Desafio do Robô no qual estudantes colocam os robôs produzidos com Lego para cumprir missões simulando situações reais que envolvem a captura, transporte, entrega de objetos na mesa de competição, entre outros.
Além disso, os Engenheiros em Ação ficaram com o 3º Lugar na categoria Design do Robô conseguindo a 6º colocação na classificação geral da etapa regional se tornando uma das suplentes para participar do torneio nacional. A professora de educação tecnológica do SESI e uma das supervisoras dos Engenheiros em Ação, Eulina Medeiros de Freitas, afirma que a equipe constituída em 2021 recebeu a comunicação de sua participação nacional com bastante alegria. “Como time iniciante, os Engenheiros em ação se sentem extremamente felizes com os resultados alcançados e neste ano, o desafio é ainda maior, mas em seu primeiro ano todos já haviam demonstrado muita competência, determinação, compromisso, criatividade e potencial”, afirma Eulina.
Ao todo 33 equipes participaram da categoria Challenge da FIRST LEGO League, operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004. Para esta edição, a temporada foi batizada de Cargo Connect, pois é voltada para o desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Assim os estudantes trabalham os conceitos de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na criação de projetos de inovação, construção e programação dos robôs e os colocam para completar missões durante as provas.
O projeto apresentado pelos alunos da Escola do SESI/RR é batizado de SoLife, com o objetivo de ajudar no transporte de vacinas para áreas mais afastadas de Roraima. “A equipe elaborou um projeto de grande relevância para a sociedade, especialmente, por se configurar como uma proposta de melhoria no transporte e armazenamento de vacinas para áreas isoladas e de difícil acesso. O foco principal é nas comunidades indígenas e/ou ribeirinhas do estado de Roraima. Os alunos buscam evidenciar que é possível minimizar perdas de vacinas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas e demais populações ribeirinhas, fazendo uso de tecnologia e inovação. O projeto recebeu o nome de SoLife, remetendo a ideia de que a energia do sol pode salvar vidas”, explica a professora.
O torneio SESI de robótica é considerado um dos maiores do mundo e reuniu ao todo mais de 160 estudantes dos estados do Pará, Amapá e Roraima com idade entre 9 a 16 anos. A etapa nacional que reúne as melhores equipes classificadas nos torneios regionais ocorrerá em São Paulo nos dias 27, 28 e 29 de maio reunindo as categorias First Lego League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC) e F1 in Schools.
Para a participação no torneio nacional, os Engenheiros em Ação já planejam melhorias no projeto SoLife. “Todos estão felizes, animados e nos preparando para o torneio nacional. Vamos implementar melhorias no projeto, pois queremos também compartilhar a solução da sua problemática a maior quantidade de pessoas possível, principalmente colocar em prática para uso do seu público alvo”, finaliza a professora.