Na manhã desta quinta-feira, 4, uma equipe da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma panfletagem educativa no polo comercial do bairro Pintolândia, na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, com o objetivo de levar informações sobre o funcionamento do canal de comunicação, que aproxima ainda mais a população do Parlamento.
Por meio da ouvidoria, o cidadão pode pedir informações, sugerir, apontar falhas ou a ausência de serviço público, além de denunciar possíveis irregularidades do Poder Legislativo. O canal – remoto e presencial – recebe as demandas e as encaminha aos setores competentes para que sejam respondidas num prazo máximo de 20 dias.
Durante a ação, a equipe distribuiu panfletos e conversou com os lojistas e transeuntes, esclarecendo dúvidas sobre a ferramenta e sua atuação na Assembleia Legislativa.
“Nós estamos fazendo esse trabalho que é chamado de ‘Ouvidoria Itinerante’, temos estado nos municípios e bairros da capital, levando a ouvidoria até a população para quebrar o paradigma de que o órgão funciona apenas no balcão. Hoje, em vez de a população ir ao nosso prédio, nós estamos indo a seu encontro. Quando a gente chega e apresenta, muitos ficam até abismados sobre esse canal que possibilita a participação no Legislativo”, explicou o diretor executivo do órgão, Manoel Batista.
Algumas pessoas abordadas comentaram a ação itinerante. “Eu não conhecia esse trabalho. Agora, que fiquei sabendo, percebo que é um bom trabalho, por isso agradeço a colaboração desse canal que está trabalhando pela melhoria da cidade”, disse o padeiro Pedro Fortuna Mota.
Vendedor numa loja do bairro, Fábio Wellington Vieira ficou contente ao saber que a população pode ser ouvida com facilidade. “Eu achei bem interessante saber da ouvidoria, porque é sempre bom ter a opinião da população, reclamações, elogios”.
Ele acrescenta que entrará em contato com o órgão para sugerir novos cursos na Escolegis (Escola do Legislativo). “Tem alguns que a minha irmã gostaria que tivesse na instituição, e vamos pedir pela ouvidoria para que sejam oferecidos”, afirmou o vendedor.
Próximas ações
• Sexta-feira, 5, das 16h às 17h30, será a vez da Avenida General Ataíde Teive receber a ação informativa
• Terça-feira, 9, das 9h30 às 10h30, a equipe da ouvidoria fará uma blitz informativa no cruzamento da Avenida Ataíde Teive com a Avenida Venezuela (sinal da Escola Estadual Ana Libória).
Remoto e presencial
Os interessados em enviar demandas para a Ouvidoria-Geral da ALE-RR podem fazê-lo por meio de atendimento presencial de segunda a sexta na sede da instituição, que está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, das 8h às 18h. Em Rorainópolis, o núcleo funciona na Rua Maranhão com Ulysses Guimarães, s/n, bairro Centro, das 8h às 18h.
As demandas também podem ser enviadas virtualmente. Para isso, o interessado deve entrar em contato com a instituição pelos números (95) 98402-2474 – Boa Vista, (95) 98402-7039 – Rorainópolis, e-mail ouvidoria@al.rr.leg.br ou pela plataforma on-line disponível pelo link https://al.rr.leg.br/sistema-ouvidoria-geral/.
Suellen Gurgel