Equipes do Governo vistoriam locais afetados pelas fortes chuvas deste fim de semana

O CBMRR atuou na resposta aos danos causados pelo forte vendaval com um reforço de 15 equipes. – Fotos: Secom-RR

Equipes do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar) e da Defesa Civil, acompanhadas pelo governador Antonio Denarium, realizaram na manhã deste domingo, dia 18, vistorias nos locais mais afetados pelo vendaval que atingiu Boa Vista, na noite de sábado, dia 17, e na madrugada de hoje.

Ainda na noite de ontem, o chefe do Executivo estadual, ao receber informações sobre as chuvas intensas que caíram na capital, cancelou a agenda política que estava ocorrendo no município de Bonfim e retornou para Boa Vista.

Nas primeiras horas da madrugada deste domingo, ele iniciou visitação a vários locais afetados pelo temporal, entre os quais, a Maternidade e o Centro de Progressão Penitenciária provisório.

E, durante toda a manhã de hoje, as equipes vistoriaram diversos pontos da cidade, que sofreram danos ocasionados pelas chuvas.

“Suspendi a minha agenda política deste domingo pela manhã e estou percorrendo e vistoriando os pontos críticos ocasionados pela forte tempestade da noite de sábado. Estamos acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no atendimento à população, nos 94 pontos da cidade que foram danificados pelas fortes chuvas e pela ventania. Graças a Deus não tivemos vítimas”, afirmou o governador.

Trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil prosseguiram no domingo

Assim que a chuva iniciou, a Central 193 do Corpo de Bombeiros começou a receber inúmeros chamados para atender ocorrências. A primeira resposta foi iniciada com as equipes de plantão.

O CBMRR está atuando na resposta aos danos causados pelo forte vendaval com um reforço de 15 equipes, totalizando 82 bombeiros e mais nove brigadistas.

Os bairros mais atingidos foram São Vicente, Pricumã e 13 de Setembro. Somente nas primeiras horas, após o temporal, a Central 193 recebeu 71 chamadas para atender ocorrências, hoje pela manhã foram mais 34 solicitações.

As principais ocorrências estão relacionadas à queda de árvores sobre residências, sobre muros e sobre veículos. As chamadas podem ser encaminhadas ao número de emergência 193, porém, o tempo médio de espera para atendimento, nestes casos, está em torno de 4 horas.

A Corporação já registrou ocorrências em 18 bairros e os trabalhos seguem neste domingo durante todo o dia.

Governo adota medidas para recuperação de estruturas danificadas

O Governo do Estado está trabalhando, por meio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no atendimento à população vítima das fortes chuvas e mobilizou as equipes das secretarias que registraram danos em estruturas prediais para realização de reparos.

Estão sendo adotadas as medidas para a recuperação de parte do muro do Centro de Progressão Penitenciária provisório, localizado no bairro São Vicente, que caiu em decorrência da forte chuva.

Já foram adotadas providências também para corrigir os danos causados pelas fortes chuvas e ventos em grandes proporções na estrutura do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a Maternidade.

As pacientes internadas nas áreas impactadas foram remanejadas para outros leitos da unidade, de forma segura e sem prejuízo ao tratamento clínico e obstétrico.

A Secretaria de Educação e Desporto acionou imediatamente a equipe da Divisão de Infraestrutura para verificar a situação do muro da Escola Estadual 13 de Setembro que desabou em consequência da chuva e da ventania.

Neste domingo, 18, serão avaliados pelos técnicos da Secretaria os reais prejuízos, a fim de tomar as medidas necessárias para a reconstrução do muro da unidade de ensino.

Não houve registro de feridos durante os incidentes nas estruturas dos prédios públicos, apenas danos materiais.

 

Veja também

Topo