Escola Antônia Coelho de Lucena incentiva respeito às diferenças com eventos culturais

O sarau aconteceu no pátio da escola. – Fotos: Ascom/Seed

Em um momento de acolhimento e respeito mútuo, a Escola Estadual Prof.ª Antônia Coelho de Lucena, localizada no bairro Dr. Silvio Leite, em Boa Vista, realizou a 4ª edição do Sarau Inclusivo da instituição.

O projeto, intitulado “A Escola de Mãos Dadas com a Inclusão”, foi implantado em 2017. Neste ano, o programa foi desenvolvido na Sala Multifuncional pelas professoras Cristiane Pereira Ferreira, Ana Paula Maia, Marina Fonseca, Ana Carolina da Silva e Maeli Garcia, que realizaram palestras, rodas de conversas, produções de desenhos envolvendo alunos, professores, gestão e comunidade escolar.

O sarau aconteceu no pátio da escola. Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos com apresentações de teatro, dança, leitura de poemas, canto, jogral, performance de beat box, além de um concurso de paródia e a apresentação de um jornal inclusivo.

“Neste ano, o sarau quer incluir a comunidade como um todo, construindo laços por intermédio de apresentações culturais, reflexões que ressignifiquem o manejo com as diferenças, respeito às pessoas com deficiência, assim como incentivar a cidadania”, disse a gestora da escola, Elisângela Costa Miranda.

O incentivo resultou em conquistas para a escola. Tanto a gestão quanto os alunos perceberam que existe progresso no rendimento escolar quando os estudantes se sentem acolhidos pela comunidade. Por isso, o projeto já está no quinto ano e seguirá permanentemente no calendário de atividades da escola.

A escola atende hoje 603 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental entre os turnos matutino e vespertino incluindo alunos com déficit de atenção, autismo e múltipla deficiência.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo