Escola desperta o interesse dos alunos pelos livros com projeto de incentivo à leitura

As crianças do 1° ao 5° ano aguardam ansiosamente o momento dedicado à leitura, que acontece uma vez por semana. – Fotos: Jonathas Oliveira

A Escola Municipal Cunhatã Curumim vem inovando as metodologias de ensino para despertar nos alunos o interesse pelos livros. Com o projeto “Desvendando nas Aventuras da Leitura”, a criançada dá asas à imaginação. Ao sair da sala de aula tradicional, os pequenos encontram um espaço encantador, repleto de conforto e diversão, onde a leitura se transforma em uma experiência única e envolvente.

Com incentivos da prefeitura, a gestora Rosângela dos Prazeres busca sempre aprimorar as práticas pedagógicas e a infraestrutura escolar, visando o conforto e bem-estar tanto das crianças quanto dos profissionais que atuam na instituição. Foi dessa forma que o projeto surgiu, mais um exemplo de metodologia que foge do convencional.

Esta é mais uma das inúmeras ações da rede municipal que auxiliam no aprendizado e alfabetização. “Na Cunhatã Curumim valorizamos tudo que desperta a curiosidade e diversão das nossas crianças. Com o Prêmio Delacir, estamos alcançando esse objetivo cada vez mais rápido. Para criar bons projetos, é preciso recurso. Nos esforçamos para manter a posição de destaque e o projeto é resultado disso”, contou Rosangela.

Fortalecimento de vínculos

A pequena Maria Fernanda, de 8 anos, se destaca pela simpatia. Ela tem amigos em cada uma das turmas e é querida por todos, alunos e profissionais. “Eu gosto de livros com letrinhas e desenhos, assim posso conversar sobre as histórias com todo mundo. Ler com os meus colegas, é muito legal”, contou animada.

Inovação com incentivo da prefeitura

Vencedora em edições anteriores do Prêmio Municipal Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima, a escola busca investir o recurso em melhorias, primordialmente, para a manutenção da infraestrutura escolar, visando o conforto e bem-estar tanto das crianças quanto dos profissionais. E uma das principais iniciativas foi a implementação de TVs smart nas salas de aula.

“Toda criança é curiosa, e com os meus alunos não é diferente. A TV acabou se tornando uma ferramenta valiosa para cativar a atenção deles, que ficam vidrados pela tecnologia. Já aconteceu de um deles levar uma curiosidade para sala de aula e usarmos a TV para explorar o assunto. Foi assim que conversamos sobre a Segunda Guerra Mundial de forma leve e na linguagem das crianças”, disse a professora do 3° ano, Rayane de Lima.

Prêmio Referência em Gestão Escolar Delacir de Melo Lima

Desde 2013, as escolas da rede municipal recebem o merecido reconhecimento da prefeitura. Os vencedores recebem um valor especial que deve ser aplicado em melhorias na unidade e na criação de novas metodologias de ensino, incentivando o aprendizado das crianças, que são agentes de um futuro cada vez mais promissor para Boa Vista.

“Ao receber o ‘Prêmio Gestão’, ficamos gratos pela confiança e reconhecimento do nosso trabalho. Utilizamos esse recurso de forma estratégica para promover melhorias significativas em nossa escola”, afirmou a gestora Rosângela dos Prazeres.

Com uma gestão dedicada, professores engajados e alunos entusiasmados, a Escola Municipal Cunhatã Curumim se destaca como um exemplo a ser seguido. A educação é a base para a vida de qualquer pessoa e a Prefeitura de Boa Vista continua priorizando a melhoria nas escolas da rede municipal.

Bruna Norales

 

 

Veja também

Topo