Escola estadual realiza projeto em parceria com o Centro de Memória e Cultura

Ação faz parte de uma série de visitas ao longo da semana, como parte do projeto “A Escola Vai ao Museu. – Fotos: Nucri-TJRR

Aprender fora da sala de aula sobre o passado e o presente do estado de Roraima em um ambiente lúdico e interativo. Alunos do Colégio Estadual Militarizado Maria Sônia de Brito Oliva participaram na manhã da última segunda-feira, 27, de uma visita ao Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima (CMC/TJRR). As visitas seguem até terça-feira, dia 4 de abril.

A ação faz parte de uma série de visitas ao longo da semana, como parte do projeto “A Escola Vai ao Museu: Dialogando com a Interdisciplinaridade”, idealizado pelo professor do Colégio, Clhinger Guedelha. Ele explica que a visita possibilita que as crianças e adolescentes da rede estadual de ensino tenham contato com espaços de conhecimento para potencialização do ensino.

“Para os alunos e alunas dos ensinos fundamental e médio, visitar esses espaços de conhecimento propicia o resgate e a manutenção da memória”, disse o professor.

Segundo a subcoordenadora do CMC, Olane Matos, a expectativa é que o Poder Judiciário receba cerca de 600 alunos, nos turnos da manhã e tarde. “O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário quer possibilitar uma experiência única aos visitantes, compartilhando nossa história e permitindo que eles compreendam mais sobre nossa atuação e em relação ao Estado de Roraima”.

O aluno Marcos Vinicius comentou que ficou encantado com a visita ao Centro de Memória do TJRR, e que deseja, no futuro, poder vestir uma das togas de magistrados como as que estão em exposição.

“Estava ansioso desde que meu professor falou que iríamos visitar o museu. Eu nem sabia que tinha museu aqui em Boa Vista. E o que mais me chamou a atenção foi a roupa que os juízes usam. Quem sabe, um dia eu possa ser um deles”, disse.

Já a estudante Nathália Moura espera que a ida ao Centro de Memória aconteça mais vezes, não só para sua turma, mas também para outros alunos de outras escolas. “Eu vi muitas coisas interessantes, coisas que gostei muito e eu gostaria que isso, essa visita, acontecesse mais vezes porque é um aprendizado diferente para os alunos e não só para a nossa escola, mas para outras também”.

O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário possui uma área destinada a exposições temporárias, que atualmente contempla a mostra 6.000 anos de Processos Comunicativos, do Museu Integrado de Roraima (MIRR).

O Centro de Memória e Cultura é aberto a toda a população de Roraima, e oferece, gratuitamente, um espaço tecnológico, interativo, cultural e educativo, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, sem intervalo para almoço. O Centro está localizado na avenida Ville Roy, s/n, bairro São Pedro (ao lado da Femarh).

Para mais informações sobre o espaço, basta entrar em contato pelo telefone 3198-4104 (WhatsApp ou ligação) ou pelo e-mail memoria@tjrr.jus.br.

 

Veja também

Topo