Escolas de Boa Vista celebram Dia Nacional do Livro Infantil

Na ocasião, os estudantes homenagearam Monteiro Lobato, um dos maiores escritores do Brasil. – Fotos: Welika Matos

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta segunda-feira, 18, escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista fizeram uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, um dos maiores da literatura brasileira. E a proposta foi que os alunos conhecessem mais sobre uma de suas obras mais conhecidas: o sítio do Picapau Amarelo.

Na Escola Senador Darcy Ribeiro, por exemplo, foram montados vários cenários contando a história do escritor, como também alunos e servidores se vestiram de personagens criados por Lobato, como Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia e também a dona Benta, que foi interpretada pela orientadora educacional Patrícia Costa.

“O Sítio do Picapau Amarelo é uma obra prima, que tem muito valor para a nossa cultura brasileira. E eu me sinto maravilhada e com muito orgulho em representar a dona Benta, uma mulher contadora de histórias, tranquila e serena, que passa para os seus netos a cultura da literatura infantil”, disse a orientadora educacional.

Durante a programação, os alunos apresentaram danças teatrais, contação de histórias e toda a comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer em uma exposição as obras do escritor. As alunas Naisa Bruna Pereira, de 8 anos e Aline Vitória, de 9 anos, interpretaram a personagem Tia Anastácia e chegaram até a montar um cardápio, que elas mesmas montaram.

“A Tia Nastácia foi quem criou a boneca Emília. Ela era a cozinheira do Sítio e preparava os lanches para as crianças. Conhecemos a história dela pela leitura”, afirmou Naisa.

Já na Escola Municipal Valderleide Baraúna Brandão, que atende alunos da creche e pré-escola de 2 a 5 anos de idade, a coordenadora pedagógica Karla Pimentel teve a ideia de cada turma fazer uma apresentação de peça teatral, com histórias infantis.

“Cada turma decidiu contar a sua história infantil como a do Chapeuzinho Vermelho, Dos Três Porquinhos, do João e o Pé de Feijão, dentre outros. E é importante eles conhecerem a criança ter esse incentivo pela leitura e conhecer esses personagens infantis”.

Wandilson Prata

 

 

Veja também

Topo