Mais do que brincar, é também aprender. A proposta da prefeitura é levar para as escolas que o ensino de forma lúdica, através dos brinquedos é uma maneira das crianças produzirem cultura e construir conhecimento para uma aprendizagem social. E pensando nisso, nesta segunda feira, 30, a Escola Municipal Aldo Torreias do Nascimento, no Cauamé, recebeu brinquedos e jogos pedagógicos.
O material lúdico será utilizado com crianças de 2 a 3 anos de idade. Ao todo, 47 escolas municipais de educação infantil, entre creches e Proinfância receberam o material para desenvolverem atividades em sala de aula. O objetivo é que as crianças desenvolvam ainda mais suas habilidades, permitindo que elas tenham autonomia e protagonismo, além de aprimorar a prática do professor dentro da sala de aula.
“Estamos entregando esses brinquedos pois faz parte da Proposta Curricular Municipal para Educação Infantil. Queremos que nossas crianças aprendam da melhor forma possível e acreditamos, que de forma lúdica é essencial”, destacou Lilian Vieira, gerente da Educação Infantil.
Para a coordenadora da escola, Walquiria Amorim, esses brinquedos contribuirão ainda mais no aprendizado dessas crianças dentro da escola. “É mais uma forma de ajudar as nossas crianças a desenvolverem um aprendizado da forma que elas mais gostam, brincando. Esses brinquedos estão aqui para somar na nossa creche e agradeço muito a prefeitura por essa iniciativa”, disse.
Para a professora Hérica Lopes, o brinquedo tem um tem papel central no processo de desenvolvimento, porque é a linguagem essencial das crianças. “Eu já dei aula para crianças que simplesmente não falavam nada e com a utilização dos brinquedos elas começaram interagir uma com as outras. Elas aprendem a compartilhar, a conversar com o colega, a ter ideias e um mundo de possibilidades”, relatou.
Melissa Gomes