Estão abertas até o dia 17 de março as inscrições para a 18ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A inscrição deve ser feita pelas escolas diretamente na página da Olimpíada, no site do projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras.
A edição da OBMEP de 2023 será dividida em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões.
A primeira fase de avaliações ocorrerá no dia 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da segunda fase no dia 7 de outubro. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 20 de dezembro.
Representantes das escolas podem acessar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para a participação na Olimpíada no regulamento disponível no site da OBMEP.
O chefe da divisão de projetos especiais da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Leonilton Manoel da Cruz disse que o objetivo esse ano é fortalecer a adesão dos alunos na segunda fase.
“A primeira é realizada na escola do aluno e todos participam, já na segunda fase, o aluno é direcionado para escolas polos e nem todos participam do certame. A participação na segunda fase é fundamental para o resultado final da Olimpíada”, disse Leonilton.
Olimpíada Mirim está na 2ª edição
Este ano, também terá a 2ª edição da OBMEP Mirim, para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Depe (Departamento Especial de Políticas Educacionais) da Seed vai acompanhar as inscrições dos alunos matriculados nas escolas estaduais indígenas, que estudam em séries do Ensino Fundamental I, bem como a aplicação das provas da 1ª e 2ª fase.
As inscrições ocorrem no período de 02 de maio a 16 de junho no site da Olimpíada Mirim.
A 1ª fase será no dia 28 de agosto e a 2ª fase, em 9 de novembro. As escolas terão prazo de 21 a 30 de novembro para enviarem os dados e notas dos alunos.
Premiação
De acordo com a organização das Olimpíadas, os melhores desempenhos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou certificados de Menção Honrosa.
Professores das escolas também receberão prêmios. Além das medalhas, os vencedores participam de iniciação científica da OBMEP e do Programa de Iniciação Científica e Mestrado que oferecem a oportunidade para os estudantes realizarem estudos avançados na área da matemática
A competição
A OBMEP é um projeto nacional criado em 2005, direcionado às escolas públicas e privadas do país, realizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e financiada com recursos federais, por intermédio do MEC (Ministério da Educação) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
É direcionada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, e busca estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, além de contribuir para a melhoria na qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentosos, incentivar seu ingresso em universidades e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Escolas, alunos e professores de RR conquistaram premiações em 2022
Na 17ª edição da Olimpíada de Matemática, realizada no ano passado, alunos, professores e escolas da rede estadual de ensino de Roraima, conquistaram mais de 60 premiações.
Um total de 12 escolas ganharam kits com material didático, 13 professores da rede receberam diplomas e livros de apoio à formação da matemática. Outros 60 estudantes conquistaram medalhas de bronze e 01 recebeu medalha de prata.
Layse Menezes