
A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) recebeu, nesta sexta-feira, 12, duas bombas submersíveis de 350 CV (Cavalo Vapor) cada. Os equipamentos serão instalados na lagoa de estabilização de Boa Vista.
As bombas adquiridas para reforçar o sistema de esgotamento sanitário da capital tiveram um investimento de R$ 2 milhões e faz parte das ações do Governo de Roraima, por meio da Caer, para ampliar e melhorar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Boa Vista.
A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Elizangela Rodrigues, informou que as novas bombas serão responsáveis por receber os resíduos de todo o sistema de coleta de esgoto da cidade.
“Atualmente, o sistema de coleta de esgoto conta 44 estações elevatórias, três lagoas de estabilização, cerca de 45 mil poços de visita (PV) e mais de 1 milhão de metros de rede coletora, atendendo 76.857 residências”, disse Elizangela.

Segunda ela, as duas bombas da marca KSB são um investimento estratégico do Governo do Estado, para garantir mais eficiência no saneamento. “Elas vão permitir que o esgoto chegue à lagoa de estabilização com mais rapidez e segurança, evitando transtornos à população”, explicou.
Em 2008, Boa Vista contava com 259 km de rede de esgoto e 6.267 ligações domiciliares. Em setembro de 2020, foi entregue a quarta etapa da rede de esgotamento sanitário, beneficiando milhares de moradores.
Essa quarta etapa da obra, orçada em R 135 milhões, foi realizada via convênio com o Ministério das Cidades. O Governo de Roraima já estuda a apresentação do projeto da 6ª etapa, que permitirá alcançar 100% de cobertura da rede de esgoto na capital.
