Nesta segunda-feira, 13, foi celebrado o Dia Internacional do Preservativo, data que reforça a importância do uso de preservativos nas relações sexuais e do acesso gratuito à população pela rede pública de saúde.
Em Roraima, o tema ganha uma relevância maior em virtude das festividades de carnaval. O preservativo é o único método contraceptivo de dupla proteção, uma vez que evita ao mesmo tempo uma gravidez não planejada e problemas de saúde causados por ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
“Sabemos que a camisinha é um eficaz contraceptivo para evitar gravidez, mas atualmente ainda é o único método capaz de evitar diversas infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, clamídia, HPV e herpes”, destacou a médica infectologista Naiara Melo.
Ainda segundo a especialista do HC (Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues), unidade gerida pelo Governo do Estado, o uso do preservativo, em conjunto com outros métodos de proteção, ajuda a evitar a transmissão do vírus HIV, das hepatites virais e cânceres relacionados ao HPV.
“O que poucas pessoas sabem é que o preservativo também é capaz de evitar alguns tipos de câncer relacionados com o HPV, como câncer de colo de útero, pênis, ânus, boca e garganta”, completou.
Representante do Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS, a enfermeira Sumaia Dias ressalta que é necessário seguir uma série de cuidados quanto ao armazenamento do preservativo, fazendo com que o item não perca a sua eficácia quanto for utilizado.
“Para assegurar a efetividade do preservativo, é importante que alguns cuidados sejam tomados. Por exemplo, nada de guardá-lo em lugares propícios ao calor, em bolso de calça, porta-luvas, bolsa ou carteira. Essas atitudes acabam não garantindo a qualidade da camisinha”, pontuou.
Núcleo estadual
Subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS promove ações de prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e gestão de insumos junto à população roraimense, por meio de parcerias com organizações públicas e entidades não governamentais.
De acordo com Sumaia Dias, as ações do núcleo são direcionadas principalmente para as populações-chave, como moradoras de rua e profissionais do sexo.
“O nosso núcleo tem trabalhado nos últimos anos na descentralização de serviços [de saúde] para o melhor acesso das pessoas dentro das nossas unidades. Atualmente todos os municípios de Roraima possuem uma referência de atendimento para pessoas que vivem com HIV”, ressaltou.
Ainda segundo ela, O NCDST/AIDS faz o repasse de preservativos, testagem rápida para HIV, sífilis, e hepatites dos tipos B e C aos 15 municípios do Estado, bem como medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e antirretrovirais, que são utilizados para o tratamento de pacientes com a IST.
Sobre a data
Criado em 2008, o Dia Internacional do Preservativo é comemorado anualmente no dia 13 de fevereiro, véspera do Dia dos Namorados nos Estados Unidos.
A data é uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation, que visa salientar a importância do uso do preservativo nas relações sexuais.
Pela rede estadual de saúde, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) podem buscar orientações e tratamento contra ISTs junto ao CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona em anexo ao Coronel Mota.
Durante a campanha Dezembro Vermelho, realizada no ano passado, a unidade fez o atendimento de mais de 2 mil pessoas, oferecendo serviços de testagem rápida e aconselhamento para as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), dentre elas a Aids.
O CTA fica localizado na avenida Ville Roy, 5820, no Centro de Boa Vista.
Suyanne Sá