Estratégias integradas de gestão são fortalecidas durante encontro de secretários de Planejamento

Foi um momento para troca de experiências e discussão sobre diversos temas. – Fotos: Secom

Esta semana Roraima registrou mais um momento importante para o desenvolvimento do Estado. Durante dois dias, secretários estaduais de Planejamento estiveram reunidos no Salão Nobre Augusto Cardoso, do Palácio Senador Hélio Campos, para discutir propostas de trabalho que possam contribuir para o crescimento sustentável dos Estados brasileiros.

O 84º Fórum do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento) foi realizado pela primeira vez em Roraima e foi encerrado nessa sexta-feira, dia 11, com o debate construtivo sobre estratégias de gestão importantes para o desenvolvimento econômico e equilibrado, apresentadas pelos representantes dos Estados do Amapá, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná e Roraima.

Foi um momento para troca de experiências e discussão sobre diversos temas que envolvem o desenvolvimento do País. No primeiro dia, foi tratado sobre o “Plano Plurianual 2020 – 2023”, as áreas de abrangência que integram o Plano, medida fundamental para definir e traçar o rumo para o desenvolvimento de uma região.

“Tivemos a honra e a grata satisfação de sediar esse evento tão importante para o nosso País, pois reúne a equipe técnica fundamental para o planejamento de governo. Foi um momento para discussão sobre a importância de traçar metas e avaliar o trabalho realizado, para que a gestão pública tenha condições de efetuar o trabalho em prol da população de forma organizada e preparada”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

No segundo dia, entre os assuntos tratados estão “Políticas públicas familiares e desenvolvimento econômico social”, com debate iniciado pela secretária nacional da Família, Ângela Vidal Gandra da Silva Martins. A experiência da avaliação de subsídios da União do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), com debate iniciado pelo subsecretário de Avaliação dos Subsídios da União, do Ministério da Economia, Nelson Leitão Paes.

Também houve discussão sobre “As restrições e condutas vedadas para a gestão em período eleitoral”, tema abordado pelo advogado, professor e controlador geral do Município de São Paulo, Daniel Falcão, convidado para contribuir com o encontro, e sobre a “Sustentabilidade: desafios e oportunidades de uma agenda para transformação nacional”, pelo chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), Nabil Kadri.

“O Conseplan nos proporciona um espaço de crescimento, pois trata-se de um espaço de promoção do debate entre as secretarias. Nestes dois dias, por meio do debate, tivemos a chance de refletir e agora vamos levar para a equipe técnica, para que o gestor da pasta de cada Estado avalie as propostas de sucesso que poderão ser aplicadas de forma conjunta, para aprimorar o trabalho realizado em cada região”, complementou Valdemar Bernardo Jorge, presidente do Conselho Nacional e secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná.

Para Roraima as contribuições foram inúmeras e ajudarão na reestruturação da Secretaria de Planejamento.

“Trata-se do debate para o planejamento estratégico envolvendo as outras secretarias de forma transversal. A Seplan hoje conta com uma área que executa e uma outra que faz monitoramento e a avaliação do que foi executado. Tudo o que foi apresentado aqui vai servir para que levemos as sugestões para dentro da Seplan, com a finalidade de adaptar esses estudos e melhorar nossa forma de atuação, monitoramento a avaliação das políticas públicas no nosso Estado”, reforçou o secretário de Planejamento, Diego Prandino.

Lidiane Oliveira

 

 

Veja também

Topo