Estudantes da rede estadual apresentam projetos em programa de literatura

O evento acontece nesta quinta-feira, 10, das 8h às 12h no auditório da Escola Estadual Oswaldo Cruz. – Fotos: Ascom/Seed

O Pecali (Programa Estadual Caminhada Literária), desenvolvido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza o VII Expondo e Encantando, evento que promove a aprendizagem, valorização e reconhecimento de projetos feitos em salas de leitura e bibliotecas das unidades escolares do Estado de Roraima.

O evento acontece nesta quinta-feira, 10, das 8h às 12h no auditório da Escola Estadual Oswaldo Cruz, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 5364, no centro de Boa Vista.

“Os mediadores de leitura apresentam seus projetos, levam representações de alunos que realizam manifestações culturais e artísticas ilustrando como tem sido realizado os projetos dentro das escolas. Todos os anos escolhemos um autor da nossa literatura para homenagear, dando oportunidade para o público presente conhecer esse representante”, disse Valdenize Cardoso, coordenadora do Pecali.

Neste ano o tema escolhido foi “Carolina Maria de Jesus: Literatura, Resistência e Esperança”. Onze escolas participam dividindo informações e dando visibilidade às ações desenvolvidas em cada uma delas. Em 2023, o Pecali vai ampliar o acesso ao programa realizando as atividades nas escolas do interior.

A escolhida

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914 em Sacramento, Minas Gerais. Encontrou na escrita uma forma de resistir ao preconceito e ao racismo vivenciado dentro e fora da Favela do Canindé, em São Paulo.

A autora ficou nacionalmente conhecida quando publicou seu livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, em 1960. Nessa e em outras obras da escritora predominam a crítica social e a narrativa de caráter autobiográfico.

Pecali

O programa Estadual Caminhada Literária foi criado em 2008 pelo Governo de Roraima por meio da Seed para desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.

São desenvolvidas formações continuadas aos mediadores de leitura, servidores que atuam nas salas de leitura e bibliotecas em encontros mensais e oficinas pedagógicas, assim como periodicamente realizam eventos literários como o “Expondo e Encantando”.

Escolas participantes do projeto:

CEM (Colégio Estadual Militarizado) Carlo Casadio;

Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima;

Escola Estadual Euclides da Cunha;

Escola Estadual Lobo D’Almada;

Escola Estadual São Vicente de Paula;

CEM Professora Maria Nilce Macedo Brandão;

Escola Estadual Penha Brasil;

Escola Estadual Oswaldo Cruz;

Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz;

CEM Senador Helio Campos;

CEM Nova Esperança (Mucajaí).

Layse Menezes

 

Veja também

Topo