Com uma delegação de 121 pessoas, sendo 99 estudantes-atletas dos cinco campi, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) está participando da Etapa Norte dos Jogos das Instituições Federais (JIFs 2023), realizada na cidade de Manaus de 21 a 26 de setembro.
O evento reúne 750 atletas dos Estados do Amazonas, do Pará, de Roraima, de Rondônia, do Acre, de Tocantins e do Amapá, tendo como anfitrião o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e como instituição executora a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Ifam.
Roraima está sendo representado em dez modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. Os estudantes são dos Campi Amajari, Avançado Bonfim, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso.
Devido à pandemia do novo coronavírus, esse é primeiro JIFs de que os estudantes participam depois de 2020. Por isso mesmo, a euforia pode ser notada em cada olhar. Também é a primeira vez que estudantes do Campus Avançado Bonfim participam da competição esportiva.
De acordo com o chefe da delegação do IFRR, André Pereira Triani, Roraima está participando com uma delegação de 99 alunos, 15 servidores entre técnicos e assistentes de alunos, e mais 7 acadêmicos do curso de Educação Física, atuando como auxiliares técnicos e monitores das modalidades.
Triani avalia a participação da delegação roraimense como muito positiva, pois o IFRR chegou a três finais de esportes coletivos e, até o momento, conseguiu quatro ouros nos esportes individuais, sendo que ainda, nesta terça, 26, vai disputar medalhas no atletismo e na natação.
“De forma geral, os alunos estão empolgados e participativos, e, quando não estão em horário de jogos, vão torcer pelos colegas, e essa integração está sendo muito positiva”, comentou o professor.
Resultados
O handebol feminino chegou às semifinais, mas acabou perdendo para Rondônia. Na tarde desta terça-feira, 26, vai disputar o 3.º lugar contra a equipe do Amapá. Já o masculino não se classificou.
No judô, a estudante Cainy Júlia Costa garantiu a medalha de ouro na categoria sênior feminino pesado (+78 kg), e o judoca Arthur de Alencar ficou com o bronze na categoria sênior masculino ligeiro (-60 kg).
O tênis de mesa foi bronze na disputa por equipe no masculino, com Allefi Ribeiro Apolinario e Ronald da Silva Souza. No feminino, tanto no individual quanto no coletivo (por equipe), o IFRR levou o ouro com Rosystil Annyreht Valdiviezo Figueroa e Hadhija Andrade dos Santos.
O vôlei de praia feminino não passou às semifinais. Mas a dupla masculina formada por Lucas Daniel Cesário e Marco Lucca Mendonça disputou o ouro contra a do Amazonas, na manhã desta terça-feira, 26, e garantiu o primeiro lugar.
No voleibol feminino, sete equipes estavam inscritas, e Roraima não conseguiu classificação para as semifinais. Já no vôlei masculino, foram seis equipes inscritas, e Roraima vai disputar, hoje (26) à tarde, a final contra a equipe dos anfitriões da casa, o Ifam.
O xadrez foi bronze tanto na disputa por equipe no masculino quanto no feminino.
O basquete feminino teve chave única formada por três equipes, assim classificadas: 1.º lugar, Rondônia; 2.º lugar, Tocantins; e 3.º lugar, Roraima. No basquete masculino, sete equipes disputaram em duas chaves. A equipe do IFRR disputa hoje, 26, o 1.º lugar contra a equipe de Rondônia.
Na natação, a atleta Lara Sophia Ferreira garantiu o bronze nos 50 metros costas feminino absoluto.
Os times de futsal masculino e feminino ficaram na fase de grupos.
No atletismo, a equipe de Roraima, formada por Carlos Eduardo Tavares, Fernando Arnaldo, Lucas Vinicius e Victor Uriel Lamazon, ficou em 2.º lugar na final do revezamento 4×100 metros rasos.
Confira o desempenho da delegação do IFRR na Etapa Norte dos JIFs 2023
Rebeca Lopes