Estudantes retomam atividades presenciais na Escola Dom José Nepote

Há 15 anos a escola não passava por nenhuma reforma ou manutenção na estrutura predial. – Fotos: Ascom/Seed

A comunidade do bairro Pricumã, em Boa Vista, conta com mais uma escola nova na região. Nesta segunda-feira, 22, o Governo de Roraima entregou revitalizada e mobiliada a Escola Estadual Dom José Nepote, que há 15 anos não passava por nenhuma reforma ou manutenção na estrutura predial.

O investimento com a recuperação do prédio escolar foi de R $1,6 milhões advindos do Tesouro Estadual.

Além da revitalização do prédio com reparos na parte elétrica, hidráulica e pintura geral, os estudantes e servidores contam com salas climatizadas, 300 carteiras escolares novas e 14 kits refeitórios, além de novos armários, bebedouros, quadros brancos e smart TV’s, entre outros equipamentos.

A primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, prestigiou a ação, ao lado do secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, e do adjunto, Semaias Alexandre Silva. “Já são 36 escolas entregues neste trabalho de valorização da Educação de Roraima. A comunidade recebe hoje uma escola organizada, com mobiliários e equipamentos novos e segura para nossos estudantes”, destacou.

A copa também foi equipada com freezer, geladeira, fogão e devidamente abastecida com produtos de qualidade para a merenda escolar. O secretário Nonato Mesquita conversou com os pais dos alunos e pediu à comunidade escolar para colaborar com a conservação do prédio.

“Pedimos aos estudantes e também aos pais que orientem seus filhos a preservar a escola, que está limpa, com equipamentos novos e organizada. É um investimento do Governo do Estado para a melhoria do ensino e desejamos que o ambiente seja bem cuidado por todos”, ressaltou.

Comunidade aprovou a revitalização da unidade de ensino

Nesta terça-feira, 23, os 520 estudantes matriculados no Ensino Fundamental já retornam para as aulas presenciais. Será um período de adaptação e acolhimento, mas a escola está preparada para receber os alunos com o quadro de docentes completo.

O estudante do 8° ano, Aurelio José Gutierrez Rico, não escondia a ansiedade em voltar para a sala de aula. “A escola ficou muito bonita. A primeira sensação quando a gente chega é: ‘já quero começar a aula!’ Mas depois de tanto tempo sem vir à escola você fica nervoso. Estou ansioso”, disse.

A mãe de Aurelio, Mariella Rico, afirmou que não foi difícil para o filho estudar em casa na pandemia, pois é dedicado e estudioso. Mas ela reconhece a importância da convivência na escola.

“Na escola, o estudo é muito melhor com a presença dos professores. Quando matriculei o Aurelio, o prédio da escola estava muito diferente de agora, que está lindo e agradável. Estou feliz por ele estudar aqui. Com certeza trará bons resultados para ele e para todos da escola. Estou muito grata”, relatou.

“Durante a pandemia, tanto nós professores como os alunos descobrimos novas formas de ensinar e de aprender. Com o retorno, acredito que será uma junção de tudo, teremos uma fase de adaptação. Mas é uma oportunidade ímpar voltar para uma escola praticamente nova”, destacou Angelina Cruz Silva, professora da Sala de Recursos Multifuncionais.

A gestora da Escola, professora Rosângela Maria Ponciano Mendes disse que valeu esperar.

“Estamos muito felizes com a recuperação da escola, pois é uma revitalização de verdade. Valeu a pena esperar para termos uma escola nova, com mobílias novas, merenda, tudo funcionando, para continuarmos com o processo educacional. Só tenho a agradecer ao Governo de Roraima”, finalizou.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo