Estúdio multimídia da Rádio Web Defensoria é inaugurado com homenagem ao jornalista Rodrigo Santana

Com novo canal de comunicação, Defensoria Pública se aproxima ainda mais da sociedade. – Fotos: Ascom/DPE-RR

A população roraimense ganhou, nesta sexta-feira, 15, mais um canal de promoção da cidadania e dos direitos humanos, com a inauguração do Estúdio Multimídia da Rádio Web da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). A cerimônia foi marcada por emoção, durante as homenagens ao jornalista Rodrigo Santana, que dá nome ao estúdio, localizado na Administração Superior da instituição, no bairro Aparecida.

A iniciativa, fruto de parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, busca ampliar ainda mais o acesso à informação e aos serviços da DPE-RR. O estúdio está equipado para a produção de programas de rádio, podcasts, videocasts, vídeos para TVs e redes sociais, envolvendo defensores, defensoras, servidores e servidoras da instituição, bem como parceiros institucionais e profissionais relacionados.

O defensor-geral, Oleno Matos, enfatizou que a inauguração beneficia diretamente a população, ao proporcionar mais uma ferramenta de cidadania: a informação. “A rádio se torna mais um mecanismo para educar e empoderar nossa população. É uma maneira de transformar cada cidadão em um agente de transformação social, permitindo que resolvam seus problemas diretamente, sem a necessidade de intervenção estatal”, destaca.

Matos frisou a importância da parceria institucional para que este projeto tivesse sucesso. “Os recursos que tornaram esse projeto possível foram conquistados graças ao empenho dos parlamentares e do Legislativo, mas, acima de tudo, à sensatez do governador, em manter a Defensoria dentro do orçamento”, destacou o defensor público-geral.

A solenidade foi prestigiada pelo deputado federal defensor Stélio Dener, o Secretário de Comunicação de Roraima, Weber Negreiros, o presidente da Rádio Roraima, Damião Marques, a superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, Sonia Lucia Nunes, a chefe do Escritório de Jornalismo do Núcleo de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça de Roraima, Tarsira Rodrigues, além de jornalistas, familiares e amigos do jornalista Rodrigo Santana.

Homenagem

A inauguração também foi uma oportunidade de reconhecer o legado de Rodrigo Santana, jornalista falecido em setembro de 2022, e que deixou sua marca na comunicação de Roraima.

A irmã dele, Evelyn Santana, participou da solenidade e, emocionada, destacou que a homenagem é fruto do trabalho e esforço que ele dedicou ao longo de tantos anos em sua carreira de jornalista. “Estou radiante de felicidade e transbordando gratidão”, destacou.

Sobre a escolha, o assessor de comunicação da DPE-RR, jornalista Celton Ramos, afirma que o nome de um profissional da comunicação pode muitas vezes se perder nas manchetes, nas histórias e nas notícias. No entanto, há momentos em que o nome de um jornalista se torna sinônimo de integridade, dedicação e paixão pela busca da verdade. Por isso, o nome de Rodrigo Santana foi escolhido para dar nome ao estúdio.

“O Rodrigo foi um exemplo de dedicação que nos lembra que o jornalismo é uma missão, não apenas um ofício. É isso que fazem os profissionais da comunicação, disseminar informações sobre os mais variados temas, e nesse contexto, vamos dar mais um passo no sentido de ampliar o poder de divulgação de direitos e recursos disponíveis para aqueles que mais precisam. Por meio da rádio, vamos criar uma ponte entre a justiça e os cidadãos, garantindo que todos tenham acesso igualitário à justiça e cidadania”, afirmou.

Estrutura e programação

O estúdio inclui duas salas equipadas com câmeras, microfones, TVs e uma redação integrada com ilha de edição, proporcionando a produção de conteúdo de alta qualidade.

O coordenador da Rádio Web, Felipe Medeiros, compartilhou os planos de expandir a programação, diversificando os conteúdos para fornecer informações sobre direitos, justiça e cidadania. “Nós disponibilizamos os materiais produzidos aqui, para outras rádios de Roraima que tenham interesse em divulgar”, pontuou.

Atualmente, a equipe de jornalistas da DPE-RR já produz dois programas: um deles é o jornal “Defensoria no Ar”, veiculado semanalmente na Rádio Roraima, com duração de 15 minutos, e já venceu o IX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2011, e foi finalista na categoria Rádio da 8ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ). Já o programa Entrevistas DPE é disponibilizado em streamings como Spotify e Deezer.

 

Veja também

Topo