A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é responsável pelo desenvolvimento dos estudos socioambientais e de viabilidade da usina hidrelétrica (UHE) Bem Querer.
Para execução do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da UHE Bem Querer e estudos associados ao licenciamento ambiental, a EPE contratou o Consórcio WalmBiota, que iniciou a elaboração dos estudos em 2018.
Uma das etapas do EIA/Rima da UHE Bem Querer é a realização do Cadastro Socioeconômico, conforme previsto no Decreto nº 7342/2012.
O Cadastro Socioeconômico da UHE Bem Querer é uma forma de identificar o perfil socioeconômico da população que poderá ser atingida pela usina. Essa pesquisa é realizada por meio de entrevistas com aplicação de questionários.
O início do cadastramento foi divulgado em 17 de novembro de 2019, e a etapa de realização das entrevistas iniciou em dezembro de 2019 nos municípios de Bonfim, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. Devido às restrições impostas pela pandemia do COVID 19, as atividades foram paralisadas em março de 2020, sendo retomadas em fevereiro de 2022 e finalizadas em julho de 2022.
Com a conclusão da etapa de entrevistas, foi elaborada a lista preliminar contendo os nomes dos moradores, proprietários e pescadores cadastrados. Essa lista está disponível para consulta de 10 de agosto de 2022 a 10 de outubro de 2022 no site da UHE Bem Querer (www.uhebemquerer.com.br), nas sedes das prefeituras municipais de Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí, na sede do Ibama e nas sedes das colônias, associações e sindicatos de pescadores.
Se você é morador ou proprietário ou exerce alguma atividade econômica (por exemplo, pescador, extrativista, comerciante e outros) que poderá ser afetada pela usina hidrelétrica Bem Querer, e tem dúvidas, se deveria ser cadastrado ou não, é importante que você entre em contato com nossa equipe até 10 de outubro de 2022, para verificarmos.
Durante esse período de 60 dias fica assegurada a inclusão de novos cadastrados, sempre que comprovada a sua pertinência. Após esse período será divulgada a lista final dos cadastrados.
Para mais informações sobre o Cadastro Socioeconômico da UHE BEM QUERER, entre em contato pelo telefone (95) 3623 – 2419, (95) 98102-1828, visite o site www.bemquerer.com.br ou envie um e- mail para: contato@bemquerer.com.br.
Caso queira conversar pessoalmente com a equipe do Consórcio Walm-Biota, se dirija ao escritório na Rua Manoel Aires,152, bairro Mecejana em Boa Vista de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h.