A senadora Damares Alves (Republicanos) protocolou nesta quinta-feira, 21, no Senado Federal, um pedido de convocação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para que ela compareça à Comissão de Assuntos Sociais e preste explicações sobre o caso da menina Yanomami, de 11 anos, que foi embriagada e sofreu estupro coletivo dentro da Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista-RR.
A parlamentar também enviou pedido de convocação da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, à Comissão de Direitos Humanos.
“Ela estava sob tutela do Estado, dentro de uma unidade administrada pelo Ministério da Saúde. E mesmo assim sofreu essa violência bárbara. Chega de omissão do governo federal na proteção das crianças indígenas. Exigimos apuração e providências”, escreveu a senadora na rede social X (antigo Twitter).
Entenda o caso
Na última segunda-feira, 18, uma menina Yanomami, de 11 anos, foi vítima de estupro coletivo após ser embriagada, dentro da Casa de Saúde Indígena Yanomami (Casai-Y), de acordo com informações da Polícia Militar de Roraima. Quatro indígenas são suspeitos do crime.
Os suspeitos, segundo a PM, são dois adolescentes, de 15 e 17 anos, dois jovens, de 21 e 27. Todos foram levados à delegacia da Polícia Civil.