Etnoturismo: Roraima apresenta experiências de turismo em territórios indígenas durante evento temático em Rondônia

Além das agendas de divulgação, também será assinado o acordo de cooperação técnica entre os governos de Roraima, Rondônia e Acre para integrarem o Programa Viaja Mais Servidor. – Fotos: Secom-RR

O Estado de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) participa nesta terça, 20, e quarta-feira, 21, do Conexão Etnoturismo, evento realizado pelo Governo de Rondônia, no município de Cacoal.

O encontro contará com a presença da turismóloga roraimense Karynna Stael, líder da comunidade indígena Kauwê, em Pacaraima. Ela apresentará as experiências vivenciadas quanto ao turismo em territórios indígenas no Estado desde o ano de 2019.

“[O Conexão do Etnoturismo] é um evento muito relevante para trazer nossa experiência e também levar para a nossa comunidade e para Roraima. Fazer essa troca de conhecimento será um grande marco histórico, que nós estamos fazendo em prol das nossas comunidades indígenas”, declarou Karynna.

A intenção é somar as experiências regionais aos esforços do Governo de Rondônia, conforme explicou o diretor do Detur (Departamento de Turismo) de Roraima, Bruno Muniz.

“São experiências que vão se somar, potencializar e ampliar ainda mais o desenvolvimento também do etnoturismo aqui no Estado por meio dessa parceria importante criada, firmada e consolidada pela as Rotas Amazônicas Integradas”, afirmou.

No Conexão, Muniz vai apresentar a palestra sobre gestão de política pública do turismo em comunidades indígenas e levará as experiências como diretor de Turismo no Estado.

“Dentro do tema vou apresentar um pouco da trajetória na promoção do programa de turismo em terras indígenas de Roraima, que tem grande potencial”, disse.

Rotas

As RAI (Rotas Amazônicas Integradas) foram criadas como instrumentos para divulgar destinos turísticos brasileiros e o papel da aviação na retomada segura das viagens pós-pandemia de covid-19. Muniz explicou que, atualmente, elas passaram a ter um papel ainda maior dentro da promoção do turismo regional.

“Elas [Rotas] assumem uma função ainda mais relevante que supera a função original que era de promoção da Amazônia, e passam agora a serem iniciativas e experiências exitosas que são vivenciadas por toda a Amazônia”, ressaltou.

Cooperação

Além das agendas de divulgação, também será assinado o acordo de cooperação técnica entre os governos de Roraima, Rondônia e Acre para integrarem o Programa Viaja Mais Servidor.

A partir desta terça-feira, 20, os servidores públicos das três unidades federativas amazônicas vão poder viajar para estes lugares para obter descontos em redes credenciadas e mantidas pelos Estados, e com isso, visitar atrativos e obter os produtos e serviços turísticos com vantagens exclusivas para as pessoas credenciadas.

Wesley Oliveira

 

Veja também

Topo