Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Grupo de Apoio Psicossocial Girassol promoverá, na próxima segunda-feira, 6, uma roda de conversa sobre os aspectos do universo feminino junto a pacientes da Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), órgão da Sesau (Secretaria de Saúde).
A atividade será realizada a partir das 8h30, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.364, bairro Aeroporto.
“Nós estamos sempre promovendo reuniões todas as segundas-feiras, e em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, desta vez resolvemos fazer uma roda de conversa sobre o universo feminino”, explicou a psicóloga do grupo, Nara Lisiane.
Conforme a psicóloga, a ação contará com a participação da oncologista clínica, Cibelli Navarro. A proposta é prestar uma série de esclarecimentos das situações cotidianas enfrentadas pelas mulheres, principalmente nas questões relacionadas à saúde.
“A Dra. Cibelli falará sobre a saúde da mulher, e a gente também vai falar de outras questões relacionadas a tratamento, sexualidade e outros assuntos. Vai ser um momento bastante dinâmico, onde haverá uma interação muito maior do que uma palestra”, completou.
Em atividade desde 2013, Grupo de Apoio Psicossocial Girassol presta apoio incondicional para pacientes oncológicas em tratamento na Unacon-RR. Além de rodas de conversas, o Girassol desenvolve outros tipos de atividades com foco na orientação e melhora na qualidade de vida para as mulheres que enfrentam os mais diversos tipos de câncer.
Os encontros do grupo são semanais, fazendo com que as pacientes assistidas possam lidar com o tratamento de forma mais tranquila.
O nome do grupo faz alusão ao girassol, uma flor que se move em função do sol, de cor vibrante e simbolismo de vitalidade e energias positivas.
Em tempos fechados, o girassol costuma se fechar para o ambiente, sempre se inclinando em direção para outra planta da mesma espécie. O nome foi ideia de uma paciente que também passou por tratamento na unidade.
Minervaldo Lopes