Os negócios sustentáveis e o mercado da bioeconomia têm sido uma tendência de crescimento significativa nos últimos anos e continuam a ganhar impulso. A preocupação com as mudanças climáticas, a degradação ambiental e a busca por soluções mais sustentáveis impulsionaram o interesse em modelos de negócios que buscam minimizar os impactos negativos no meio ambiente.
Instituições como Sicoob Amazônia, Agro Roraima Contábil, John Deer, Loteamento Caburaí, Solo RR Sustentável e Eneva, já estão confirmadas como apoiadoras do Seminário de Bioeconomia, Produção Sustentável e ODS, que será realizado pelo Sebrae-RR nos dias 27 e 28 de junho, no Edifício Airton Dias.
Algumas áreas específicas que têm experimentado um crescimento notável nos negócios sustentáveis e na bioeconomia incluem: Energias Renováveis, Agricultura Sustentável, Bioprodutos e Materiais Sustentáveis, além de Tecnologias Limpas.
O crescimento dos negócios sustentáveis e do mercado da bioeconomia é impulsionado por fatores econômicos, sociais e ambientais. Eles têm o potencial de serem lucrativos, bem-sucedidos e beneficiar a sociedade de várias maneiras, otimizando o uso de recursos, reduzindo desperdícios e minimizando custos operacionais.
À medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade aumenta e as demandas dos consumidores mudam, o Sebrae almeja que essa tendência de crescimento continue no futuro, gerando novas oportunidades de negócios e impulsionando a transição para uma economia mais sustentável.
Acesso a mercados e financiamentos
Cada vez mais, os investidores e instituições financeiras estão levando em consideração critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) ao tomar decisões de investimento. Empresas sustentáveis podem ter acesso mais fácil a financiamentos e parcerias estratégicas, além de se beneficiarem de oportunidades de negócios em mercados com requisitos sustentáveis específicos. ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance”, que traduzido para o português significa “Ambiental, Social e Governança”. Esses três elementos representam os principais critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa ou organização em termos de sustentabilidade e responsabilidade social.
Entendendo as ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Para saber mais, acesse o site oficial das ODS.
A programação completa, pode ser acessada aqui.
Serviço
Evento: Seminário de Bioeconomia, Produção Sustentável e ODS
Data: 27 e 28/06
Horário: 17h às 21h30
Local: Rua Governador Aquilino Mota, 1771, Bairro São Francisco – Sebrae Edifício
Airton Dias
Inscrições: rr.loja.sebrae.com.br/bioeconomia-e-produc-o-sustentavel-242850074