
A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), promoveu nesta quinta-feira, 29, o lançamento da Mostra Expo do Cuidado.
O projeto já passou por outras capitais brasileiras, alcançando ampla participação de estudantes.
Em Roraima, a expectativa é receber adolescentes da rede pública e de projetos sociais, fortalecendo ações educativas voltadas à saúde, aos direitos e à construção de trajetórias mais autônomas para meninas e meninos.
A exposição apresenta a adolescentes de 12 a 19 anos (estudantes do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio) uma experiência imersiva sobre prevenção de gravidez não intencional na adolescência, relacionamentos respeitosos e masculinidade positiva, distribuída em estações temáticas com atividades dinâmicas e conteúdos interativos.

A chefe de escritório do UNFPA na Bahia, Michele Dantas, informou que, em parceria com governos estaduais, o objetivo é ampliar o conhecimento de jovens sobre contracepção, autocuidado e relacionamentos saudáveis, permitindo que façam escolhas autônomas.
“A Mostra já foi implementada em outros estados e está na sua sexta edição. A primeira foi um sucesso e recebeu um selo de inovação da Nascentes Unidas. Estamos na segunda edição, que já aconteceu na Bahia e agora em Boa Vista”, destacou
A secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, explicou que a exposição enfatiza o autocuidado e a gravidez não desejada, ensinando os jovens a valorizarem seus corpos e a afirmarem seus limites.
“Além disso, aborda também o projeto de vida, com profissionais qualificados utilizando uma metodologia didática e interativa. Os adolescentes participam ativamente, refletindo e debatendo e compartilhando seus conhecimentos”, detalhou.

A exposição ficará disponível até maio no CIAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), localizado na Av. São Sebastião, 1195, bairro Santa Teresa, e deverá receber grupos, visitantes e estudantes ao longo do período.
Conteúdo da exposição
Será um momento de diálogos com os adolescentes para se adaptarem ao contexto local. A visita é inteiramente mediada por monitores, que acompanham os estudantes em todas as etapas da experiência.
A Mostra é estruturada em um portal de entrada, quatro estações temáticas e um Epicentro, são eles:

Estação I – INFOZONA – Conhecendo seus Direitos: Apresenta informações relacionadas aos direitos dos adolescentes.
Estação II – CUIDA AÍ – Contracepção e Prevenção: Informa e sensibiliza sobre cuidados e atitudes que contribuem para escolhas saudáveis em relação à contracepção e à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Estação III – SE LIGA AQUI – Seu corpo, suas escolhas: Aborda diferentes tipos de relacionamento e orienta sobre como buscar ajuda, se necessário.
Estação IV – ESCOLHA + – Explorando suas opções: Convida os participantes a refletir sobre futuro e projetos de vida, apresentando possibilidades relacionadas à trajetória educacional, profissional e pessoal.
Epicentro – Reflexões coloridas: Atividade final em que os participantes respondem à pergunta “Como vejo meu futuro?”, interagindo de forma colaborativa com o grupo.

