Expoferr 2022: Articulação comercial envolve a tríplice fronteira

Feira deve fomentar o mercado tri-fronteiriço entre o Brasil, Venezuela e Guiana, estreitando os negócios internacionais. – Fotos: Secom-RR

A Expoferr 2022 (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), que será de 11 a 15 de novembro, é uma oportunidade relevante e bastante aguardada pelos empreendedores do Estado.

É a possibilidade de um alinhamento das categorias produtivas frente às estratégias econômicas, fomentando, sobretudo, o mercado tri-fronteiriço entre o Brasil, Venezuela e Guiana, estreitando os negócios internacionais, com destaque para a tecnologia, inovação, gastronomia, cultura, turismo, produção e serviços originais.

Com a proximidade de Roraima destas nações, a Expoferr 2022 é um salto para a economia roraimense, onde empresários interagem e fomentam possibilidades de mercado global, com ampliação da produtividade, e oportunidade de mais trabalho e renda para a população.

Dessa forma, a Expoferr 2022 também é uma jornada de conhecimentos diversos, onde o Agro exprime não somente exposições, mas palestras técnicas, reuniões empresariais, entretenimento, cultura, gastronomia, trabalhos científicos, lazer, diversão, além do grande fluxo econômico de serviços e renda para a população que trabalha e produz.

Circuito Expoferr

Em 2022, o público presenciará uma nova estrutura operacional na programação do circuito, destacando mais eficiência de integração das áreas produtivas, comerciais e de serviços.

Na divisão logística ficarão segmentadas as seções para exposição de máquinas e implementos agrícolas; Instituições Bancárias; Mercado e Atendimento Pessoal; Estandes de Exposição Pecuária – com baias específicas para bovinos, ovinos, equinos e suínos.

Policiamento e controle de trânsito, com pouco mais de 500 policiais militares destinados aos cinco dias de evento e 53 agentes do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito); Órgãos Públicos; Praça de Alimentação; Pavilhão Internacional; Cerimonial; Espaço Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) – voltado à Agricultura Familiar e Indígena (Secretaria do Índio); Palco de Mostras Culturais; Arena do Conhecimento – dedicada à pesquisa científica, tecnológica e inovação; Área de Leilões e Esfera do Rodeio.

História

O Parque de Exposições Dadãezinho, localizado no Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista será o palco da Expoferr 2022. O nome do Parque é uma homenagem ao roraimense João Alves dos Reis, popularmente conhecido por ‘Dandãezinho’.

Dandãezinho foi um grande fazendeiro criador de gado e cavalos, viveu de 1907 a 1992, teve pais cearenses, mas foi criado por seu tio ‘Dandãe’, João Evangelista de Pinho, de quem herdou o apelido Dandãezinho. Após a morte, o Governo de Roraima denominou o atual e moderno Parque de Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) como Parque de Exposições Dandãezinho.

Desde então, com a realização da Expoferr, o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), atuam com as demais parcerias institucionais e empresariais fortalecendo as redes de comercialização de produtos na garantia do trabalho, renda, sustentabilidade produtiva, inclusão social e prosperidade para o povo envolvido com o agronegócio, a agroindústria, também com a Cultura e o Turismo.

Michel Sales

 

Veja também

Topo