Expoferr 2023: Deputados destacam apoio do Legislativo no fortalecimento do agronegócio em Roraima

O vice-presidente Marcelo Cabral e o deputado Gabriel Picanço participaram do lançamento da 42ª edição da feira agropecuária, que ocorre em novembro. – Fotos: Nonato Sousa

O primeiro-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Marcelo Cabral (Cidadania) e o deputado Gabriel Picanço (Republicanos) participaram na noite desta quinta-feira, 13, do lançamento oficial da 42ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Roraima, a Expoferr Show 2023, que vai ocorrer no período de 14 a 18 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, zona rural de Boa Vista.

“A Assembleia Legislativa tem sempre apoiado o setor aprovando leis e projetos importantes. A Expoferr é uma tradição para Roraima, que resgata aquele produtor e pecuarista que vem expor o seu produto, também olhar outros produtos. É um evento que envolve negócios, prazer e lazer para todo o Estado de Roraima, reunindo roraimenses e roraimados que acreditam no agronegócio”, afirmou Cabral.

Deputado Gabriel Picanço

Além de destacar o apoio do Legislativo ao setor primário, o deputado Gabriel Picanço destacou a importância do lançamento do festival. “Parabéns ao Governo do Estado por organizar esse evento para comunicar, não só para os moradores de Roraima, mas para as pessoas envolvidas no agronegócio que residem em outras regiões do país, essa oportunidade para o empreendedorismo. Precisamos de pessoas que venham conhecer o nosso potencial, pois temos muito a oferecer”, ressaltou.

O evento, organizado pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, aconteceu no Espaço D’Rosi e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima, (Faerr).

A expectativa é que o volume de negócios seja superior ao ano passado, de acordo com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). “Esperamos um público superior a 400 mil pessoas para o evento, já estamos 400 empresas inscritas. Roraima teve o maior crescimento de rebanho bovino no Brasil, e é o que mais cresce em área proporcional plantada. Produzimos com sustentabilidade e o PIB [Produto Interno Bruto] do agro em Roraima já tem uma participação muito grande, e o governo apoia todos que trabalham, produzem, geram emprego e desenvolvimento”, disse Denarium.

Sílvio de Carvalho

O presidente do Sebrae, Sílvio de Carvalho, disse que a gerência agroambiental do Sebrae se soma a outras instituições que levam orientação para o homem do campo e que a Feira Agropecuária é a mais importante vitrine para o Estado.

“Na Feira será colocado tudo o que nós produzimos de riqueza nesse Estado. Isso é um destaque a mais, inclusive mostrando a produção em áreas indígenas. Esperamos um excelente evento para Roraima, Amazônia e Brasil. Os negócios não andam só, pois dependem de políticas públicas adequadas, e nesse sentido, a Assembleia Legislativa tem sido uma grande parceira do Governo do Estado, que alinhou as políticas públicas com os produtores para se produzir. Essa união entre o Executivo, Legislativo e o setor produtivo é muito importante, vai produzir só mais riquezas, renda e mais emprego”, destacou.

José Luiz Tejon

O lançamento contou a presença do professor José Luiz Tejon, considerado uma das maiores autoridades nas áreas de marketing, agronegócio, gestão de vendas, liderança, motivação e superação humana. “Eu vi um Estado que está organizado do ponto de vista fundiário, zoneamento econômico e ecológico e um trabalho de empreendedorismo que o Brasil precisa se informar melhor. Estou levando daqui uma impressão muito positiva de um Brasil que tem possibilidade de acessar rotas de produção de escoamento muito interessantes pela República da Guiana e Venezuela, que isso possa ser usado como poderosas fórmulas de atração da preferência dos consumidores internacionais”, avaliou.

Para Tejon, todas as condições para o sucesso do agronegócio estão reunidas em Roraima, mas é preciso divulgar a região. “Toda a produção é de uma originação amazônica feita com sustentabilidade, com gestão, com um diferencial qualitativo, com mais saúde, energia, meio ambiente, mas tudo isso precisa ser comunicado para o mundo”, reforçou.

Marilena Freitas

 

Veja também

Topo