Expoferr: Cônsul dos Países Baixos visita exposição e conhece potencial econômico de Roraima

Cônsul explicou que a visita a Roraima foi precedida pelo potencial que o Estado já conquistou Brasil afora. – Fotos: Secom-RR

Nesta terça-feira, 15, o cônsul honorário dos Países Baixos em Manaus (AM), Peter Jan Tilanus, visitou a Expoferr 2022 durante o último dia do evento promovido pelo Governo de Roraima, que ocorre no Parque de Exposições Dandãezinho, zona Rural de Boa Vista.

O representante esteve na exposição-feira para conhecer as potencialidades econômicas no campo agroindustrial do Estado, verificando possibilidades de investimentos nos setores e aproveitando o ambiente de trocas comerciais e de exposição. Durante o encontro com o governador Antonio Denarium e secretários estaduais, Tilanus discutiu ainda meio ambiente, crédito de carbono, segurança jurídica de terras e transparência pública.

O governador Antonio Denarium afirmou que é uma honra receber a visita do cônsul honorário dos Países Baixos na Expoferr 2022. “Recebemos o cônsul Peter Jan em um ambiente favorável ao desenvolvimento, e temos muito orgulho deste momento. Aqui ele pôde constatar que Roraima cresce com sustentabilidade, está gerando mais empregos e mais renda para o nosso povo, o que é interessante para eventuais investidores”, declarou o governador durante a visita.

O cônsul honorário que representa os Países Baixos no Amazonas, explicou que a visita a Roraima foi precedida pelo potencial que o Estado já conquistou Brasil afora. “Roraima desenvolveu um ambiente de investimento com certo destaque no País. Eu mesmo fiquei surpreso com o que vi [na Expoferr] e vi a energia e empenho do Governo em querer resolver as questões que discutimos, algumas já muito avançadas, como a transparência. Percebi a união da equipe e eu dou parabéns para o Estado”, disse Peter Jan Tilanus.

O titular da Seadi (Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Emerson Baú, ressaltou que a visita de cortesia do consulado dos Países Baixos representa mais um avanço em termos de relações institucionais do Governo de Roraima, no sentido de mostrar o processo de desenvolvimento de Roraima e as mudanças das matrizes econômicas pelas quais o Estado passa.

“O cônsul viu como estamos avançados em relação à política de sustentabilidade ambiental. Apresentamos a ele o Plano Roraima 2030, no eixo de desenvolvimento, e o Roraima Agroambiental, que permite que a gente tenha, de um lado, o processo de crescimento de forma sustentável, e do outro, a preservação e a valorização de ativos ambientais. Uma preocupação que ele pôde entender”, ressaltou Baú.

Transparência

Outra prospecção feita pelo cônsul foi relativa à questão de transparência e processos de informação no entendimento de que um dos papéis dos consulados é o de atrair investidores dos países de origem para ambientes externos, conforme explicou Emerson.

“É a partir dessa percepção que o consulado começa a fazer o trabalho de conversar e atrair investidores europeus. E como a transparência é trabalhada pelo governador Denarium com foco na gestão eletrônica, todo esse processo hoje é 100% digital, aberto para os usuários. Essa transparência dá segurança para eventuais investidores, o que é bom para a gente”, disse.

A Feira

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022 é o maior evento da agroindústria de Roraima. A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta, as demais instituições do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

A feira ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais, em um evento que mistura tradição e inovação.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

João Paulo Pires

 

 

Veja também

Topo