A Desenvolve Roraima liberou crédito para vendedores ambulantes interessados em trabalhar na Expoferr 2022, evento promovido pelo Governo do Estado, que iniciou nesta sexta-feira, 11, e segue até a próxima terça-feira, 15, no Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.
Os financiamentos foram por meio do Microcrédito Empreendedor, linha da agência de desenvolvimento que fortalece o empreendedorismo roraimense, garantindo mais geração de emprego e renda, além de movimentar a economia local.
A ideia surgiu no período de credenciamento dos ambulantes, realizado na Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) no início do mês. Analistas da Desenvolve trabalharam durante o credenciamento, explicando o que é o Microcrédito Empreendedor e cadastrando os interessados para efetivar a liberação do crédito.
O Governo de Roraima ofereceu aos microempreendedores que trabalham como vendedores ambulantes uma oportunidade de financiamento para comprar produtos e trabalhar na exposição-feira, que tem expectativa de receber cerca de 200 mil pessoas nos 5 dias de realização.
“Na maioria das vezes, estes trabalhadores querem fazer algo para impulsionar os negócios, mas nem sempre tem dinheiro para comprar os produtos. O Governo do Estado, por meio da Desenvolve, consegue financiar esse crédito com juros mais baixos que o dos bancos convencionais, de 0.99% ao mês, com carência de seis meses para começar a pagar as parcelas”, afirmou o presidente da agência de fomento, Adailton Fernandes.
Experiências
Durante a primeira experiência com a linha de crédito da Desenvolve Roraima, Maria do Socorro fez o cadastro e foi uma das dezenas de pessoas sorteadas para trabalhar como vendedor ambulante na Expoferr. Ela vende churros e crepe suíço há 20 anos, e afirmou estar agradecida pela oportunidade do financiamento, pois não possuía o valor para garantir a melhoria de seus equipamentos e comprar todo o material necessário.
“Muita gente não está preparada para comprar mercadoria e investir, mas com a Desenvolve Roraima eu consegui. É importante porque estar na Expoferr, vai ter uma boa circulação de gente e temos que aproveitar essa oportunidade”, finalizou a empreendedora.
Também novato com a linha de financiamento, o vendedor ambulante José da Silva se mostrou entusiasmado para levar bebidas e alimentos para o evento.
“É muito gratificante porque esperamos cerca de 200 mil pessoas durante o evento. É um fluxo grande e importante para garantir renda extra e poder investir no meu negócio. Vai render muito e eu vou poder usar o valor para comprar minhas mercadorias”, disse José.
Os beneficiados com o Microcrédito Empreendedor receberam a assistência necessária e até mesmo algumas dicas de investimento da equipe da Desenvolve Roraima.
A Feira
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.
A organização da feira envolve diretamente a Seadi, que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A Expoferr 2022 ocupará uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Janaína Ferreira