Expoferr: ‘Dia da Família’ lota Parque de Exposições Dandãezinho no feriado

Visitantes tiverram a cesso a passeio à cavalo, arena do conhecimento, cultura maker, sorteios, atendimento médico, dança, espaço sensorial, entre outras atividades. – Fotos: Ascom Seadi e Secom-RR

O Dia da Família na Expoferr 2022 destacou muita diversão entre pais e filhos numa programação repleta de entretenimento cultural, dinâmicas educativas, passeio a cavalo, arena do conhecimento, cultura maker, sorteios, atendimento médico, dança, espaço sensorial, contação de histórias e demais atividades especiais.

“A iniciativa do Governo de Roraima celebrou nesta terça-feira, 15, o sucesso da programação Expoferr 2022 com mais um grande público presente, as famílias, também diante de atrações oportunas que somente um evento desse porte oferece”, comentou a primeira-dama Simone Denarium.

Equoterapia

No Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal de Magalhães Pinheiro, a programação envolveu o público com necessidades especiais e seus familiares, oportunizando a vivência da cavalgada como método terapêutico.

Segundo a gestora Aline Reis, “Algumas crianças até sentem receio de subir no animal, mas a maioria fica extremamente empolgada com o passeio. E sendo eles um público com mobilidade reduzida ou autismo, o experimento da equoterapia inicia de forma sensível, mas logo eles desenvolvem emoções, estabilidade muscular e postura com o animal”, explicou.

A dona de casa Francinalva Conceição, de 43 anos, aproveitou o Dia da Família para curtir a Expoferr com seus seis filhos, sendo três deles autistas. “Os meus filhos adoram as atividades educacionais, principalmente com os animais. O Carlos Eduardo, de 15 anos, também pratica o multifuncional e esportes como forma de socialização, e isso os deixa empolgados”, concluiu.

Cultura Primitiva

As tradições indígenas também foram destaque no Dia da Família na programação da SEI (Secretaria Estadual do Índio), onde o artesanato, a culinária, a pecuária, a agricultura e os rituais despertaram o foco do público familiar.

“Hoje trabalhamos com 385 comunidades indígenas em Roraima, sendo diversas línguas e costumes de povos que hoje desempenham excelentes resultados produtivos e desenvolvem grandes projetos também alçando inserção econômica no Estado”, comentou Adriana Bezerra, técnica da SEI.

Desenvolvimento Rural

Na tenda da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), as famílias perceberam a evolução da produção de grãos em Roraima, conheceram o processo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-RR), e também aprenderam sobre os benefícios fiscais da Lei 215 para empreendimentos agropecuários.

“De 2019 a 2022, a produção de soja em Roraima evoluiu em 153%, ou seja, passou de 40 mil para mais 101.503 mil hectares. Também são destaque com a produção de milho e feijão os agricultores familiares, que tiveram mais de 800 hectares plantados em 2022 com expectativa de ampliação para 3.000 hectares em 2023”, concluiu Carla Ximenes, técnica da Seadi.

Michel Sales

 

 

Veja também

Topo