Além de ser um ambiente propício para fortalecer o potencial de diversos setores econômicos do Estado, a Expoferr Show (42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) é também um espaço para a difusão de informações sobre os cuidados com a saúde.
Por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), os visitantes estão tendo a oportunidade de receber orientações diversas, com destaque para a importância da saúde do homem, em conformidade com o Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata.
“Há uma nota técnica lançada pelo Ministério da Saúde que determina o não rastreamento do câncer de próstata pela idade, mas sim em pacientes que apresentam algum tipo de sintoma ou que tem histórico da doença na família. É importante que esses pacientes procurem os serviços de saúde para fazer os exames, para se cuidarem. E essa ação tem o intuito de sensibilizá-los nesse sentido, ou seja, que procurem os serviços de saúde, para cuidarem da saúde periodicamente, e que cuidar da saúde é o ano inteiro”, destacou a gerente Núcleo de Ações Programáticas da Saúde do Homem, Maria Helena Brito.
Com o slogan “Prevenir é a Melhor Atitude”, a iniciativa tem sido realizada com o apoio dos núcleos de Ações Programáticas de Saúde do Idoso e Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição.
Além de estarem no estande da Sesau, as orientações têm sido repassadas de forma volante em todos os ambientes da feira, com uma equipe distribuindo kits para os visitantes do evento.
“A gente está executando essa ação de forma volante, visitando toda a feira, indo nos estandes, entregando um kit com preservativos, um cartãozinho com dicas de como cuidar da saúde. Os homens têm o pensamento de que eles não adoecem, de que são fortes o tempo todo e a gente vem falar para eles que é necessário que se cuidem melhor e que os serviços de saúde são acessíveis, e que a saúde não é apenas física, mas também mental, sexual e comportamental”, frisou Maria Helena.
A gerente lembra ainda que a taxa de mortalidade entre os homens é sete vezes maior que a das mulheres, justamente pela não adoção de medidas de prevenção e controle de doenças infecciosas e de cuidados médicos específicos.
“É até curioso, pois os homens têm essa questão de não ir buscar [o serviço de saúde]. Nós temos uma mesa no estande da Sesau e muitos deles tem receio de chegar até nós e pegar um kit com preservativo, mas quando nós realizamos a entrega de forma volante, eles se mostram bem receptivos e gratos pela ação”, frisou.
O aposentado Luiz Augusto Borges, de 69 anos, aproveitou a ocasião para visitar o estande da Sesau na Expoferr Show 2023. Ele parabenizou a iniciativa da pasta de informar aos homens a necessidade de maior atenção com a saúde.
“A minha saúde está em dia, pois graças a Deus eu sempre estou correndo atrás [dos serviços de saúde], e o conselho que dou é que todos os homens deixem o preconceito de lado e cuidem mais da sua saúde, principalmente, nós que já temos uma idade mais avançada”, reforçou.
O evento
Além das orientações em saúde, o público que visitar a Expoferr Show poderá vivenciar praças, diversidade gastronômica, ideias inovadoras, economia criativa, agricultura familiar, rota do agro, fazendinha, negócios internacionais, segurança jurídica, importação, pesca e aquicultura, vitrines tecnológicas, melhoramento genético, comercialização de veículos e produtos, entre outras possibilidades.
Minervaldo Lopes