A 42ª edição da Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), que teve início no dia 14 de novembro e encerrou suas atividades no último sábado, 18, foi marcada por um forte esquema de segurança implementado pelo Governo de Roraima, visando garantir a tranquilidade e proteção de todos os participantes.
O evento contou com a participação de todas as Forças de Segurança do Estado e com um Posto Avançado da PCRR (Polícia Civil de Roraima), estrategicamente instalado no local, assegurando uma resposta rápida e eficaz a quaisquer eventualidades.
Tanto o delegado-geral, Eduardo Wayner, quanto a adjunta, Darlinda de Moura Viana, estiveram todos os dias no evento acompanhando os trabalhos realizados pelos policiais civis.
Eduardo Wayner ressaltou a importância da colaboração entre as forças de segurança. “Por orientação do governador Antonio Denarium, montamos uma operação integrada envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Detran, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Segurança, planejada minuciosamente para garantir a segurança durante toda a Expoferr. O Posto Avançado da PCRR desempenhou um papel fundamental nesse esforço”, disse.
A delegada-geral adjunta, Darlinda Viana, destacou a eficácia do esquema de segurança ao apresentar o balanço das ocorrências registradas durante os cinco dias do evento. No geral, o número de incidentes foi considerado baixo, evidenciando a efetividade das medidas adotadas.
Balanço das ocorrências
No primeiro dia do evento, a Polícia Civil registrou duas ocorrências de embriaguez. No segundo dia, foram registrados dois boletins de ocorrências relacionados a fatos atípicos.
O terceiro dia contou com a execução de um mandado de prisão por pensão alimentícia, bem como a lavratura de um APF (Auto de Prisão em Flagrante) por fornecimento de bebida para menores. Além disso, foram registrados oito furtos de celulares e um APF por embriaguez ao volante.
No quarto dia, houve o registro de um boletim de ocorrência por perda de documento, outro por furto de celular e o cumprimento de um mandado de prisão por pensão alimentícia. No último dia do evento, não foram registradas alterações significativas.
“Após os cinco dias de Expoferr, a Polícia Civil fez o balanço das ocorrências atendidas no parque de exposições e no seu entorno. Apesar do número expressivo de público que o evento teve, consideramos baixo o número total de ocorrências. Entre elas o cumprimento de dois mandados de prisão por não pagamento de pensão alimentícia. O maior número de ocorrências foi de oito furtos de aparelho celular, além de uma prisão em flagrante por embriaguez ao volante e outra por fornecimento de bebida alcoólica a menor de idade. O evento foi muito bem-sucedido sem ocorrências graves ou violentas e acreditamos que em razão das forças de segurança estarem comprometidas e alinhadas, a população pôde sentir que estava em um ambiente seguro com sua família”, afirmou.
Expoferr
A Exposição-Feira Agropecuária de Roraima encerrou sua 42ª edição, consolidando-se como um evento anual que vai além da celebração do setor agropecuário. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Roraima que visa proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimentos, tecnologias e experiências no campo agropecuário, promovendo a integração, fomentando a economia local e destacando a grande importância da agricultura e pecuária do Estado.
O evento reuniu produtores, criadores de animais, empresários e consumidores e contou com participação de inúmeros negócios, desde pequenos empreendimentos até grandes empresas agropecuárias, que tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos com segurança. A Expoferr também está inserida no calendário cultural de Roraima e contou com a participação de artistas locais e nacionais.
Sandra Lima