Expoferr: Governo capacita mais de 200 pessoas em oficinas de qualificação no primeiro dia de evento

Oficinas são uma grande oportunidade para os agricultores familiares de Roraima. – Fotos: Secom-RR

Fortalecendo a agricultura familiar e o agronegócio do Estado por meio da qualificação e conhecimentos técnicos, as oficinas técnicas realizadas do Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) marcaram o primeiro dia do maior evento da agroindústria local, a Expoferr 2022, evento promovido que teve início nesta sexta-feira, 11, e segue até a próxima terça-feira, 15, no Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.

O tema da primeira oficina foi a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovino), que reuniu aproximadamente 200 acadêmicos de medicina veterinária, zootecnia, agronomia, produtores rurais e indígenas, além de técnicos do Iater e profissionais da área.

O governador Antonio Denarium explicou que as oficinas são uma grande oportunidade para os agricultores familiares de Roraima. “São qualificações que agregam conhecimento ao que já é feito pelos nossos produtores no campo e gostaríamos que o máximo de profissionais aproveite essas ocasiões. São experiências que passam desde a criação dos animais a manejo de novas tecnologias”, declarou.

O presidente do Iater, Marlon Cristiano Buss, falou da importância das oficinas técnicas para o desenvolvimento da agricultura familiar em Roraima. “Temos um time excelente no Instituto, por isso, a nossa missão é compartilhar esses conhecimentos. E o governador Antonio Denarium tem nos proporcionado condições necessárias para desenvolvermos a agricultura familiar em todos os municípios do estado”, disse.

Durante as atividades teóricas e práticas, o veterinário do Iater, Denylson Nantes, falou sobre as principais técnicas da inseminação artificial, que podem ser feitas de forma simples e acessível pelo produtor. “São conhecimentos que somam para o melhoramento genético dos animais, isso é importante para o crescimento do setor produtivo do estado. É muito gratificante compartilhar isso na Expoferr”, destacou.

A acadêmica do curso de medicina veterinária da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Laise Rios, ressaltou que participar da oficina foi uma experiência incrível. “É a primeira vez que participo de um curso nesse nível. Aprendi muito, principalmente pela parte prática, uma sensação maravilhosa. Valeu muito a pena participar”, frisou.

Oficinas técnicas seguem até o último dia da Expoferr

Até o final do evento, na terça-feira, 15, serão ministradas diversas oficinas. Para realizar as inscrições, os interessados podem acessar este link até segunda, 14, para selecionar as atividades que queiram participar. Quem preferir, também pode se inscrever no próprio local das oficinas, que é a tenda do Iater na Expoferr.

A Feira

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater, Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr, SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

A Expoferr 2022 ocupará uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

Naira Sousa

 

 

Veja também

Topo