A quarta noite da Expoferr 2022, nesta segunda-feira, 14, foi marcada com a entrega de 126 títulos definitivos que totalizam mais de 38 mil hectares de terra regularizados para produtores rurais dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí.
A solenidade do programa Aqui tem Dono fez parte da programação da Expoferr 2022, evento promovido pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura de Roraima, que segue até terça-feira, 15, no Parque de Exposições Dandãezinho, área rural de Boa Vista.
Na ocasião, o governador Antonio Denarium falou sobre a segurança jurídica que o documento garante aos produtores, entre outros diversos benefícios. “Esta entrega de 126 títulos rurais para pequenos, médios e grandes produtores é muito importante porque o setor faz a diferença para o desenvolvimento de Roraima. É o Governo do Estado dando a segurança jurídica para que todos produzam mais e melhor, com a certeza de retorno econômico”, declarou o governador.
A produtora Bruna de Souza Prill, que possui uma propriedade no município do Cantá, foi uma das contempladas com título definitivo. “Eu me sinto feliz por ganhar esse título que é de muita importância e eu quero agradecer ao governador por nos ajudar”, disse.
Outro produtor beneficiado foi Lucas Miguel Elias Silveira. Ele explicou que possui uma propriedade em Mucajaí há cerca de 30 anos, onde tem criação de peixes e gado. “Para a gente, é uma sensação de alívio ter um governador tão presente na produção rural, tenho só que agradecer ao governador que é quem nos valoriza, valoriza a produção e está nos favorecendo com esse título que vai alavancar a nossa produção”, disse o produtor.
Durante a solenidade, o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), órgão responsável pela regularização fundiária de áreas do Estado, Márcio Grangeiro, falou da continuidade da regularização por meio do programa Aqui Tem Dono, e da importância do documento para o produtor rural.
“Estamos contribuindo para o desenvolvimento do estado de Roraima, que é entregando títulos definitivos, segurança jurídica, esse é o trabalho do Iteraima, é o grande desafio do Estado que é a regularização fundiária e nós estamos conseguindo cumprir”, destacou Grangeiro.
Regularização fundiária
O programa Aqui tem Dono foi lançado em julho de 2019, com a finalidade de promover a regularização fundiária nos 15 municípios de Roraima.
Executado pelo Iteraima, o Governo de Roraima entregou mais de 2.500 títulos definitivos entre urbanos, rurais e no Distrito Industrial. A medida é uma garantia jurídica para os proprietários da terra, o que permite acesso a linhas de crédito, por exemplo.
A Feira
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima. A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A Expoferr 2022 ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais, em um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Rosiane Menezes