A tarde deste domingo, 13, foi de conhecimento e qualificação durante o terceiro dia da Expoferr 2022, evento promovido pelo Governo de Roraima que segue até terça-feira, 15, no Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.
Como parte da programação, técnicos e visitantes participaram de um treinamento na exposição-feira sobre o manuseio dos equipamentos e tratores agrícolas adquiridos pelo Governo do Estado.
O curso, promovido pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), foi ministrado pelo empresário Rodrigo D’Lucas, e teve como principal objetivo mostrar o desempenho das máquinas e a melhor forma de utilizá-las no campo, somando na produção agrícola em todos os municípios do Estado.
O governador Antonio Denarium explicou que a ideia com os cursos é que as capacitações se revertam em investimento na produção agrícola familiar e indígena roraimense.
“Os produtores da agricultura familiar e indígena podem contar com esse reforço do Governo de Roraima para aumentar a produção. Por isso, é muito importante que eles sejam capacitados para utilizá-los da maneira correta, prolongando a vida útil do maquinário”, declarou.
O presidente do Iater, Marlon Cristiano Buss, destacou que o curso foi uma forma de técnicos e agricultores interessados conhecerem a qualidade dos equipamentos. E segundo ele, o número de pessoas reunidas durante a capacitação foi muito além do esperado.
“Esse foi o momento de mostrarmos na prática o quanto os investimentos do Governo na agricultura familiar têm sido importante para o desenvolvimento do setor. Muitas pessoas participaram e viram de perto o quanto as máquinas são de alto nível de tecnologia, e como o uso correto no campo vai contribuir para o desenvolvimento e crescimento da produção nos municípios”, disse.
Além de auxiliar as capacitações, os equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado também estão sendo expostos durante a Expoferr 2022. Os produtores da agricultura familiar e indígena vão contar com os maquinários no próximo ano.
O secretário municipal de agricultura de Normandia, João Menezes, esteve presente no treinamento. Ele enfatizou que os tratores são importantes para a agricultura familiar na região e que o curso ampliou a visão dele com relação ao uso das máquinas.
“Eu acredito na força da agricultura. E levar informações sobre esses implementos agrícolas para Normandia vai ser um grande ganho. Só tenho que agradecer ao Governo de Roraima, que tem visto o setor do campo como a principal alternativa na geração de emprego e renda no estado”, frisou.
O Governo de Roraima oferece assistência técnica e rural para os agricultores familiares e indígenas de todo estado. Hoje, o Iater possui 28 unidades locais presentes nos municípios, com diretores e técnicos capacitados para atender os produtores. Os resultados dessas ações estão expostos na Expoferr 2022, onde os interessados podem comparecer e tirar qualquer dúvida sobre os projetos.
Tratores
Os equipamentos adquiridos são: trator agrícola, plantadeira de grãos seis linhas com adubação, roçadeira acoplada no trator, grade aradora, grade niveladora controle remoto, distribuidor calcário, pulverizador acoplado de barra, enxada rotativa encanteiradora e adubadora, carreta agrícola basculante, batedeira de cereais (trilhadeira), perfurador de solo e colhedora de grãos.
A Feira
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022 é o maior evento da agroindústria de Roraima.
A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta, as demais instituições do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A Expoferr 2022 ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Naira Sousa