A maior feira agropecuária de Roraima, a Expoferr Show 2023 (42ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) marca a cada ano, a vida da população, por cumprir a missão de aproximar o campo da cidade.
O evento, que segue até sábado, dia 18, tem um espaço reservado para leilões virtuais. O mercado de gado cresce no Brasil e o Estado segue a tendencia nacional, expandido o agronegócio na região, uma das veias do mercado.
De acordo com o assessor do evento, Felipe Andrade Bula, uma das maiores marcas de melhoramento genético, a Fazenda Guadalupe, está participando do leilão, que trouxe 100 touros.
“Estamos com uma perspectiva de mais de 150 criadouros no evento. Fizemos um trabalho em massa, além de comercializar, é uma oportunidade de confraternizar com os pecuaristas da região, trocar informações e trouxemos vários empresários para conhecer o estado e realizar grandes negócios”, destacou.
Segundo ele, no segundo dia da feira, foram vendidos mais de 70%, para produtores de Roraima e acredita que essa meta será superada até o último dia de evento.
“Quem quiser acompanhar o leilão e realizar negócios, pode acessar por meio do Canal do Criador, um dos importantes canais de negócios e tem link também pelo youtube”, ressaltou.
O pecuarista Douglas Fonseca, foi um dos participantes, e afirmou que a organização está de parabéns.
“A qualidade de todos os touros é excelente, nunca tinha visto tão boa espécie. Sou do Paraná e resolver morar e investir em Roraima. Graças a Deus conseguimos realizar um bom negócio”, comentou.
Exame clínico em animais
Não é só o leilão para a comercialização do animal. A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) realiza os exames clínicos em animais que chegam para serem comercializados na Expoferr ,e que podem trazer algum tipo de doença que cause danos aos outros animais, além de dar prejuízo ao produtor que for comprá-los.
Quando apresentam alguma doença os animais são impedidos de entrar no Parque e seus proprietários orientados a emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) para retornar ao destino de origem. Esse trabalho, conforme destaca Parisi, é uma segurança a mais para quem pretende fazer negócios nos dias da realização da Expoferr.
Joselinda Lotas