Expoferr: Pavilhão da Agricultura Familiar mostra empreendedorismo e valorização do pequeno produtor

Estão expostos produtos como panelas de barro, artesanato, gêneros alimentícios e dos mais variados tipos de produtos. – Fotos: João Chagas

A Expoferr Show 2023 (Exposição-Feira Agricultura de Roraima) conta com espaço para o empreendedorismo e valorização ao pequeno produtor.

No Pavilhão da Agricultura Familiar estão expostos produtos como panelas de barro, artesanato, gêneros alimentícios e dos mais variados tipos de produtos comercializados pelos pequenos agricultores familiares do Estado.

Segundo o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Grangeiro, a agricultura familiar é um segmento importante para o desenvolvimento de Roraima e que esse é o momento de valorização do trabalho de todos pequenos agricultores, ribeirinhos e indígenas na maior feira de agricultura do estado.

“Isso é resultado da aplicação da política pública aqui no pavilhão da agricultura familiar, tendo produto sendo mostrado, inclusive transformado. Isso é agregação de valor daqueles produtos que são produzidos localmente por eles respeitando os saberes, os costumes, as tradições”, destacou Grangeiro.

Incentivo ao empreendedorismo

O Governo do Estado de Roraima está trabalhando para potencializar e fomentar ainda mais as atividades desses agricultores na Expoferr na edição deste ano.

É o caso das produtoras Jacizia Costa, que leva o próprio nome como marca na produção de geleias e doces de pimentas reginais, e Maria da Conceição que produz doces artesanais com frutos regionais. As produtoras destacam a oportunidade de ganhar uma renda extra.

“Isso para mim é riquíssimo quando acontece uma feira que fala sobre a agricultura familiar. Aqui estou podendo mostrar o produto que tem ajuda de toda a minha família e com isso me sinto valorizada”, disse Jacizia Costa.

Maria da Conceição está participando pela primeira vez. “É a primeira vez que participo da feira e recebi todo o suporte para mostrar os produtos, isso tem sido positivo para mim. As pessoas estão parando para conhecer os doces, como faço e com isso tem gerado uma renda extra. Estou confiante de que vou vender bastante”, afirmou.

Quem passou pelo Pavilhão da Agricultura Familiar aprovou. “Hoje eu vim dar uma volta com minha filha e conhecer de perto sobre a rota do agro e agricultura familiar e achei bem interessante. Gostei de conhecer produtos feitos aqui mesmo, achei uma maravilha”, disse dona Cristina Barbosa.

Entenda a Rota do Agro

Valorização do Produtor Rural: a Rota do Agro reconhece e valoriza o trabalho dos produtores rurais, que desempenham um papel importante na garantia da segurança alimentar e no fornecimento de matérias-primas para diversas indústrias. Isso ajuda a elevar a autoestima dos agricultores e pecuaristas, incentivando-os a continuar aprimorando suas práticas e contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Negócios e Comércio: a Rota do Agro também tem um aspecto comercial, com empresas apresentando seus produtos e serviços relacionados à agricultura e à pecuária. Isso pode incluir desde insumos agrícolas até produtos alimentícios processados. Essa exposição pode levar a oportunidades de negócios, parcerias e vendas para empresas do setor.

Melissa Gomes

 

 

Veja também

Topo