Com foco na 42ª Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e Coordenação de Desenvolvimento Agroambiental, tem mobilizado encontros recorrentes com pecuaristas, vinculando alternativas de negócios, melhorias de ampliação e visualização dos serviços, dentre outros pontos estratégicos que possibilitarão a melhor trajetória dos planos empresariais. O evento será de 14 a 18 de novembro no Parque Dandãezinho
Segundo o gerente de Projetos da Seadi, Teylor Filgueiras, a Expoferr é uma vitrine econômica fundamental para o desenvolvimento do Estado. “A Expoferr é uma ferramenta estratégica, sobretudo, para a afirmação comercial, onde o agronegócio regional ganha maior visibilidade. E junto aos pecuaristas, temos discutido também a evolução do melhoramento genético, a quantidade do rebanho bovino, além do investimento aplicado em animais de alto padrão adquiridos noutras localidades”, explicou.
Dentre os pecuaristas visitados, estão criadores de gados, equinos, suínos, ovinos e piscicultores de todo o Estado que lidam com as raças mais diversas, atuando, principalmente, nas regiões de Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Iracema, Mucajaí, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Amajari, além do Amazonas e Maranhão, totalizando 41 empresários.
Na fazenda Chaparral, em Baliza, o pecuarista Gilberto Silva é criador de gado nelore, onde lida com o melhoramento genético da raça há 32 anos, também expandindo seus serviços para todo Brasil. “Com enorme satisfação, vamos participar de mais uma edição da Expoferr representando a nossa marca, demonstrando o nosso acolhimento e empenho produtivo pelo desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Em 2022, o empresário foi eleito pela Associação Brasileira de Criadores Zebu (ABCZ), como o melhor criador de gado Nelore Mocho da região Norte, sendo titulado em reconhecimento pela excelência de seus trabalhos desempenhados com a raça.
Para a coordenadora geral da Expoferr, Angelita Vogel, a aproximação do Governo do Estado junto aos produtores viabiliza novas alternativas de superação dos negócios. “Estamos trabalhando para promover mais um evento grandioso em nosso Estado beneficiando o agronegócio com infraestrutura, logística e segurança. E estas parcerias são fundamentais para a população que investe no desenvolvimento”, reforçou.
Estrutura do Parque
O titular da Seadi, Márcio Grangeiro, destacou que o Parque de Exposições Dandãezinho já está sendo preparado para a realização da Feira, que este ano acontecerá nos dias 14 a 18 de novembro. “São mais de 90 mil m² de infraestrutura serão montados Dandãezinho, localizado no bairro Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, onde serão realizados toda a programação da Expoferr com shows, Vaquejada, Provas de Tambor e Laço; Exposição e Negócios; Gastronomia; Palestras; Corrida de cavalo; Leilão; Rodeio, entre outras atividades”, complementou.
Setores e culturas na 42ª Expoferr
Agricultura Familiar, Armazenagem (Silos e Armazéns); Autopeças e pneus; Corretivos, fertilizantes e defensivos; Equipamentos de segurança/EPI; Ferramentas; Serviços financeiros; Sementes, telas, fios e cercas, válvulas, bombas e motores; Transportes; Pecuária; Grãos: soja, milho, arroz, café, feijão; Hortifruti; Citrus; Silvicultura e outros.
A Feira
A Expoferr é um evento anual que acontece na região Norte do Brasil, sendo uma das maiores e mais importantes do Estado, reunindo produtores rurais, agropecuaristas, empresários, estudantes e o público em geral.
Tem como objetivo principal promover o setor agropecuário local, destacando a produção agrícola, pecuária, agroindustrial e outros segmentos relacionados ao campo. O evento oferece oportunidades para a divulgação de produtos, serviços, tecnologias e conhecimentos relacionados ao agronegócio.
Durante a Expoferr, os visitantes encontram uma ampla variedade de atrações, como exposições de animais de grande porte, como bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Além disso, há exposições de máquinas e implementos agrícolas, produtos agroindustriais, artesanato local, palestras, workshops, concursos e leilões.
A feira também é conhecida por promover shows musicais, rodeios, competições e eventos esportivos, proporcionando entretenimento e diversão para o público presente.
“A Expoferr é uma oportunidade importante para os produtores rurais em suas produções estabelecerem parcerias comerciais, trocarem conhecimentos e se atualizarem sobre as tendências do setor agropecuário. Além disso, contribui para a economia local, a geração de empregos e o fortalecimento da cultura agropecuária na região”, destacou o governador Antonio Denarium.
Entre os objetivos da Expoferr estão o fomento a Geração de Negócios; Fortalecimento e Ampliação das Redes de Contatos; Entretenimento e Cultura; Experiência Gastronômica; Visibilidade da Agricultura Familiar e Indígena; Interação Institucional; Capacitação de Produtores; Inovação e Sustentabilidade com Investidores; Mercado Internacional; Resultados da Cadeia Produtiva Rural; Ambiente Familiar; Além de Conforto, Organização e Segurança.
Michel Sales