Debater desenvolvimento, pesquisa e tecnologia é um dos principais objetivos da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima, realizada nesta segunda-feira, 17, na UFRR (Universidade Federal de Roraima).
O evento será realizado até o dia 23 de outubro, no auditório de Ciências Biológicas da UFRR. O encontro é aberto para a comunidade escolar como alunos e professores da educação básica, técnica, tecnológica e sociedade roraimense.
A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) participou do debate, representada pelo presidente da instituição, Pedro Cerino, além de professores e alunos de diversos cursos de graduação.
Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil – Da Independência do Brasil à Emancipação Tecno-científica do Estado de Roraima”, os participantes divulgaram os resultados científicos produzidos por instituições de ensino de Roraima, valorizando as conquistas alcançadas por pesquisadores do Estado.
Para Cerino, a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz mais possibilidades de inovação e evidencia pesquisas realizadas em Roraima. “É um ótimo evento, que sem dúvidas só engrandece nossa pesquisa. A Faperr está de braços abertos para futuros apoios e programas que serão realizados em breve”, afirmou.
Empreendedorismo
A 5ª edição da Semei (Semana de Empreendedorismo e Inovação), realizada pelo IFRR (Instituto Federal de Roraima) teve início nesta quarta-feira ,17, com o tema “Fomentar Educação Empreendedora e Inovação dos Servidores e Estudantes do IFRR”.
A edição, que será realizada até o dia 21 de outubro, incentiva boas práticas empreendedoras e inovadoras dos setores do instituto. A Faperr foi represenda no evento por assessores técnicos, que fizeram uma apresentação sobre o Programa Centelha, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e, que agora está sendo coordenado pelo órgão de fomento recém-fundado em Roraima.
De acordo com o coordenador do Programa Centelha em Roraima, Elemar Favreto, a Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR é um evento que busca aproximar o mundo acadêmico do mundo empresarial.
“É uma oportunidade para que diversas ideias inovadoras possam surgir nas discussões. Nesse sentido, o Programa Centelha Roraima se mostra como um diferencial para o impulsionamento dessas ideias dentro das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima”, destacou Favreto.
Gabriela Garcia