As ações voltadas para a retirada da vacina contra a febre aftosa continuam sendo conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), e pelos pecuaristas. Desta vez, o IV Fórum de debate sobre o assunto aconteceu no município de Amajari.
O Fórum foi realizado, no campus do IFRR, na manhã de quinta-feira, 27, para discutir os próximos passos a serem dados, visando o fim da vacinação. O evento contou com a participação do professor doutor do IFRR Malber Palma, que proferiu palestra sobre suplementação de bovinos a pasto.
Além dele, palestrou também o médico veterinário Fiscal Agropecuário Sylvio Botelho, que falou sobre a importância da vacinação para Roraima conquistar definitivamente o status de livre aftosa sem vacinação.
No final do evento, houve uma homenagem à pecuarista Jakeline Brito, que exerceu importante papel no desenvolvimento da pecuária do Estado, sendo pioneira na inseminação artificial e melhoramento do gado nelore.
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, destacou que o trabalho de retirada da vacina precisa envolver toda a sociedade civil, técnicos da Aderr e pecuaristas de Roraima.
“Estamos realizando vários fóruns para debater a retirada da vacina. Hoje, em Amajarí, contemplamos os produtores da região sul, levando informações para que todos entendam o que teremos que fazer, pois defesa animal não se faz sozinho”, alertou.
IV Fórum
A retirada da vacina é o tema central da realização dos fóruns. Ele é um dos itens do plano de ação, segundo informou Sylvio Botelho, prevendo ações compartilhadas entre o poder público, pecuarista e a sociedade civil, a fim de fortalecer o sistema de vigilância sanitária, a participação social, a precisão nos diagnósticos, agilidade na emissão do GTA (Guia de Trânsito Animal), dentre outras.
Elias Venancio