A Prefeitura de Boa Vista inicia na próxima segunda-feira, 10, a 1ª etapa da vacinação contra a Febre Aftosa 2023, que imunizará cerca de 3.500 animais das 17 comunidades indígenas, sendo 13 da região do Baixo São Marcos e quatro do Murupu. A Campanha começa pela comunidade Truaru da Cabeceira, zona rural de Boa Vista, que está localizada a 75 km da capital.
Essa primeira etapa de vacinação vai até o dia 19 de abril, sendo a segunda etapa prevista para o mês de outubro, conforme orientações do Ministério da Agricultura. Além da imunização contra a aftosa, a prefeitura também vermífuga os animais gratuitamente.
A equipe de imunização é composta por um veterinário e dois técnicos em agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). Eles fazem toda a orientação aos pecuaristas sobre a vacina, como também a parte veterinária dos animais.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Boa Vista, é a única do estado que realiza esse trabalho nas comunidades indígenas gratuitamente há mais de onze anos. A assistência prestada aos produtores vai desde o melhoramento genético do rebanho, suplementação alimentar, até o fornecimento de arame para contenção dos animais.
Em 2022
Durante a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Boa Vista, nas duas etapas, foram 6.688 animais vacinados de 15 comunidades indígenas: Truaru da Cabeceira, Serra da Moça, Serra do Truaru, Morcego, Campo Alegre, Vista Alegre, São Marcos, Darôra, Ilha, Vista Nova, Mauixi, Três Irmãos, Milho, Lago Grande e Bom Jesus.
Confira o calendário da 1ª etapa de vacinação de 2023:
Região Murupu
10/04 – Truaru da Cabeceira e Serra da Moça
11/04 – Serra do Truaru e Morcego
Região Baixo São Marcos
12/04 – Bom Jesus e Lago Grande
13/04 – Lago Grande, Reino de Deus, Três Maria e Milho
14/04 – Mauaixi e Três Irmãos
17/04 – Campo Alegre, Ilha e Vista Nova
18/04 – Vista Alegre e São Marcos
19/04 – Darôra