Depois de dois dias de apresentações de trabalhos científicos, a XXIX Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima) encerrou na noite de quarta-feira, 30, no Parque Anauá com a divulgação de projetos premiados em cinco categorias. As colocações vão do 1° ao 5° lugar, de cada categoria, totalizando 25 projetos.
A entrega da premiação será realizada em uma cerimônia ainda no mês de dezembro, com data a ser definida e divulgada em breve.
Além de receberem troféus, certificados e medalhas, os cinco melhores colocados garantem ainda credenciais para participar em feiras nacionais de ciências. Os primeiros colocados de cada etapa de ensino também vão receber menção honrosa.
Infantil
Na categoria Educação Infantil, ficou em 1° lugar o Centro de Educação do Trabalhador João Mendonça Furtado do Sesi (Serviço Social da Indústria), com o projeto “Customizando o plástico (garrafas PET)”.
Ensino Fundamental (anos iniciais)
Na categoria Ensino Fundamental (Anos Iniciais), a primeira colocação ficou com a Escola Anjo da Guarda, com o projeto “Conservante natural de carnes a base do líquido extraído da planta Manihot esculenta (mandioca)”.
Ensino Fundamental (anos finais)
Já na categoria Ensino Fundamental (Anos Finais), a Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt ficou em 1° lugar com um projeto sobre “O estrangeirismo presente em Boa Vista”.
Ensino Médio
Já na categoria Ensino Médio, a Escola Monteiro Lobato conquistou o primeiro lugar com um trabalho sobre “Endoparasitas de peixes comercializados na Feira do produtor em Roraima”.
Jovens e adultos
E na categoria Modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), a Escola Estadual Geraldo da Silva Pinto, do município de Alto Alegre ficou em 1° lugar com o projeto intitulado “O impacto financeiro e as estratégias digitais do comércio alimentício na cidade de Alto Alegre”.
Feira é plataforma para prática da ciência em Roraima
Os estudantes da Escola Monteiro Lobato, Letícia Paixão Sobral, Fábio Valcacio Carvalho e Emanuelle Mendes participaram pela primeira vez da Fecirr e já conquistaram o primeiro lugar na categoria Ensino Médio com uma pesquisa sobre os peixes consumidos em Roraima.
“Nosso trabalho estudou o sistema digestório dos peixes encontrados nos rios locais para identificar alguma espécie que possa causar doenças nas pessoas. Estudamos sete tipos de peixes mais comercializados na Feira do Produtor, entre eles, o cará, o piau, o tambaqui, e o tucunaré. Decidimos esse tema porque aqui em Roraima não encontramos muitos estudos sobre isso”, explicou Letícia.
O estudante Fábio estava muito feliz com o resultado. “É a primeira vez que participamos e já conquistamos o primeiro lugar. Sensação de dever cumprido”, disse. Os estudantes gostaram tanto do resultado que disseram que no ano que vem pretendem continuar as pesquisas na área.
A professora orientadora da pesquisa, Eliana Furtado, explicou que a escola contou com a parceria do IFRR (Instituto Federal de Roraima) e da Embrapa para desenvolver o trabalho.
“Convidei os estudantes a desenvolverem esse trabalho porque em nosso Estado há muito consumo de peixe, principalmente nas comunidades ribeirinhas e existem poucas pesquisas na área para ver a realidade do nosso pescado. Os estudantes aceitaram, então fizemos algumas parcerias. Foram seis meses de pesquisa, estudos e avaliações e o resultado está aí, um sucesso”, disse a professora.
Para a diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Roraima), Stela Damas, órgão vinculado à Seed (Secretaria de Educação e Desporto) que coordenou a Fecirr, o resultado do evento foi muito satisfatório.
“Foram temáticas fantásticas exploradas pelos estudantes e vimos o trabalho comprometido dos professores que se dedicam cotidianamente na escola. Aqui é só uma culminância, o que é valioso mesmo é o processo que acontece na escola, na sala de aula. Temos muitas coisas boas acontecendo em nossas redes de ensino e precisamos dar essa visibilidade até para estimular mais nossos professores e estudantes”, finalizou Stela.
A XXIX Fecirr foi uma realização do Governo de Roraima por meio da Seed em parceria com o Sebrae-RR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima).
O resultado completo da Fecirr, com todos os trabalhos premiados, foi divulgado no Instagram e no Facebook da Seed.
Mágida Azulay Khatab