Femarh realiza ação educativa em viveiro agroflorestal com estudantes

Femarh tem buscado aproximar o conhecimento técnico do órgão com os jovens que estão saindo das universidades. – Fotos: Ascom/Femarh

Para celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado nesta quinta-feira, 26, o Governo de Roraima, por meio da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), realizou uma ação no Viveiro Agroflorestal Cláudio Delai, que contou com a participação de alunos do curso de Engenharia Florestal da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) que fazem estágio na fundação.

O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado em 26 de janeiro, data instituída em 1975 pelas Nações Unidas a fim de ampliar a conscientização sobre proteção e conservação ambiental, por meio da educação. No Brasil, o Dia Nacional da Educação Ambiental foi instituído como sendo 3 de junho, através da Lei Federal nº 12.633/2012.

De acordo com a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Femarh, Ana Carolina Rodrigues, a educação ambiental é a esperança na busca por um mundo melhor, mais equilibrado e igualitário.

“A educação ambiental é transversal, sendo uma boa oportunidade como na atividade de hoje de estarmos falando mais sobre o meio ambiente com os alunos, mostrando as boas práticas e todo o processo de produção de mudas do viveiro, para que eles se tornem agentes multiplicadores da preservação e da temática ambiental como um todo”, destacou.

“A Femarh tem buscado aproximar o conhecimento técnico do órgão com os jovens que estão saindo das universidades e por isso hoje estamos desenvolvendo esse trabalho com a abertura das portas da casa para estagiários de áreas afins”, destacou o analista ambiental da Femarh, Aluizio Moura, que também é o coordenador do programa que recebe os estudantes.

Para a estudante Valéria Dias, que participou da ação, a oportunidade de ver em campo o que se aprende na sala de aula é única. “Na visita de hoje estamos tendo a oportunidade de conhecer todo o funcionamento do viveiro na produção das mudas, desde a preparação da terra com o adubo, a semeadura, o manejo nos berçários, até o plantio”, disse.

O viveiro

Criado com o objetivo de recuperar as APP (áreas de preservação permanente) e áreas de reserva legal, o Viveiro Agroflorestal Cláudio Delai, localizado na Usina Termelétrica Oliveira, na região de Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, tem capacidade de plantio de até 100 mil mudas e foi fruto de uma compensação ambiental para concessão da licença.

Para ter acesso às mudas disponibilizadas no local, a população pode procurar a Femarh e fazer um requerimento. As mudas podem ser doadas para plantio de produtores rurais ou para plantio residencial.

Cíntia Schulze

 

Veja também

Topo