Na manhã desta terça-feira, 8, o Tribunal do Júri se reunirá para julgar o ajudante de pedreiro Jackson Jose Garcia Rodriguez. Ele é acusado de matar a companheira, Yessica Del Carmen Vidal Lopes.
O crime foi praticado no bairro Bela Vista, na capital, em abril do ano passado. De acordo com a Denúncia do Ministério Público de Roraima, Jackson matou Yessica com dezessete facadas depois de uma discussão porque ele estava desconfiado de que a vítima o havia traído. O assassinato foi cometido em frente às quatro filhas do casal.
O MPRR pede a condenação do réu por homicídio qualificado, pois o crime foi praticado por motivo torpe, com emprego de meio cruel, utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima, além de ter ocorrido na presença das próprias filhas. Jackson também praticou feminicídio, já que o homicídio ocorreu por razões da condição de sexo feminino,haja vista o âmbito da violência doméstica e familiar contra sua companheira.
A sentença pode chegar a 45 anos de reclusão, caso Jackson seja condenado à pena máxima. O Promotor de Justiça, Carlos Paixão, será o responsável pela acusação do réu.
O julgamento, que acontece no Dia Internacional da Mulher, chama atenção para o quadro preocupante da violência praticada contra a mulher no país. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 26.709 casos de estupro apenas no primeiro semestre de 2021. Foram contabilizados no Brasil 1350 casos de feminicídio no ano passado.