
Surreal e cirúrgico, o garoto prodígio dos tatames roraimenses, faixa azul Fernando Halyson Leal, de apenas 16 anos, abrilhantou o evento Norte Internacional de Jiu-jitsu, que foi disputado nos dias sábado, 30, e domingo, 31, no ginásio Poliesportivo Senador Hélio Campos, na capital Boa Vista.
O evento é organizado pela Federação de Jiu-jitsu de Roraima (Fejjrr) e contou com a presença de mais 1200 competidores.
Se tratando de referência, o lutador Fernando Halyson Leal fez valer a pena, para quem saiu de casa, em pleno domingo de inverno macuxi. Um garoto prodígio, que venceu oito duelos por finalização, quem gosta de arte marciais, enfim, gosta de ver Fernando Halyson lutar.
Com apenas 16 anos, Fernando competiu em dois torneios na categoria adulto. Foram oito lutas vencidas, quatro no torneio sem kimono e quatro no torneio com kimono. A participação vitoriosa de Fernando Halyson no Norte Internacional de Jiu-jitsu faz parte de um calendário pessoal do atleta, em sua passagem pelo Brasil, após mudança para os Estados Unidos.

Fernando Halyson Leal representa a Atos jiu-jitsu dos EUA, liderada pelos professores e senseis André Galvão e Angélica Galvão e escola Team Leal e República. Aos 16 anos luta na categoria adulto, fortalecendo sua preparação para os campeonatos pelo mundo à fora.
“Uma sensação muito boa, vendo nosso trabalho sendo feito, nossos treinos estão sendo muito bons. Muita gente pergunta para mim, o motivo de não procurar somar pontos e sempre procurar a finalização, para evitar desgaste, são várias competições”, disse Fernando Halyson Leal.
Próximos desafios
Fernando Halyson Leal tem compromisso dia 21 de setembro, nas lutas casadas do Roraima Silva Combat, mesmo sendo juvenil, contra um atleta faixa roxa e categoria adulto.
O garoto prodígio dos tatames tem luta nos dias 27 e 28 de setembro no Manaus Open. Na sequência segue para Brasília, para preparação visando o World Pro em Abu Dhabi e Mundial Nogi, em Las Vegas.

