Fier, Sesi, Senai e IEL fortalecem parceria com INPI e Suframa para impulsionar setor industrial em Roraima

O objetivo do encontro foi fortalecer a cooperação institucional e desenvolver ações conjuntas para modernizar e impulsionar o setor industrial do Estado. – Fotos: Ascom | Sesi-RR

Representantes do Sistema Indústria de Roraima – Fier, Sesi, Senai e IEL – reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 4, no auditório do Sesi, com integrantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O objetivo do encontro foi fortalecer a cooperação institucional e desenvolver ações conjuntas para modernizar e impulsionar o setor industrial do Estado.

A superintendente do Sesi-RR, Almecir Camara, enfatizou a importância da articulação para a oferta de serviços mais qualificados. “Para nós, esse é um salto extremamente positivo. Estreitamos o relacionamento, promoveremos capacitações e ofereceremos um atendimento mais especializado não apenas para as indústrias, mas também para estudantes e empreendedores que desenvolvem novos projetos”, afirmou.

Igor Bahia, Coordenador Geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, reforçou o papel da autarquia no fomento à inovação. “A reunião foi muito produtiva. Buscamos sempre articular com entidades representativas, e em Roraima enxergamos a Fier como um ator central no incentivo à industrialização. Nossa missão é destacar os benefícios fiscais disponíveis e, desta vez, direcionamos a agenda para inovação e tecnologia”, explicou.

A chefe do escritório regional do INPI no Centro-Oeste, Milene Dantas, destacou a relevância estratégica da aproximação.

“Essa parceria com a Fier é fundamental para disseminar o conhecimento sobre propriedade intelectual, que ainda é pouco difundido entre os empresários locais. Oferecer essas informações é propiciar ferramentas concretas para proteger inovações, agregar valor aos produtos e até mesmo explorar mecanismos como indicações geográficas”, avaliou.

A reunião marcou o início de uma agenda colaborativa que prevê a realização de capacitações e consultorias especializadas dirigidas ao setor industrial roraimense. A iniciativa busca não apenas modernizar os processos produtivos, mas também ampliar a competitividade das empresas.

Veja também

Topo