Filme de Roraima é selecionado para festival de cinema na Índia

Além de “A inacreditável história do milho gigante”, outros três filmes brasileiros foram selecionados para o festival. – Foto: Divulgação

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, foi selecionado para o 6º Festival de Cinema Mundial Indiano, a ser realizado no dia 6 de março, na Índia. Até agora, o filme foi exibido em dez festivais nacionais e internacionais.

Além de “A inacreditável história do milho gigante”, outros três filmes brasileiros foram selecionados para o festival: Pesos de papel, A cidade que habita em mim e Os ossos da saudade.

Este é o terceiro festival estrangeiro a selecionar o filme roraimense. Os outros dois foram o Festival Internacional de Fotografia e Curtas-metragens (IPSMF, em Inglês), da Indonésia, e a Exposição Radical de Novas e Diversas Animações (Rendacon, também na Língua Inglesa), da Nigéria.

O filme foi ainda exibido em oito festivais nacionais até agora, além de ter recebido dois prêmios em 2021. Foi eleito melhor curta de animação pelo Júri Popular do 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, no Piauí, e ganhou menção honrosa na Mostra Especial do 4º Festival de Cinema de Rua de Remígio, na Paraíba.

No Brasil, o filme de animação foi exibido em festivais de cinema em Goiás, Piauí, Paraíba, Maranhão e Pará, além de selecionado para a mostra Panorama Norte da IV Mostra Sesc de Cinema, do Sesc Nacional. Em Roraima, o filme foi exibido em Boa Vista, pela Mostra Tamoaki de Cinema, e no Tepequém, pela Mostra Sesc de Cinema.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

 

 

Veja também

Topo